Learning Analytics e Gestão Educacional
Learning Analytics é uma área interdisciplinar que une análise de dados, ciência da computação e psicologia educacional para melhorar a aprendizagem e os ambientes educacionais. Ao coletar, analisar e interpretar dados sobre os aprendizes e seus contextos, oferece insights para personalizar a educação, identificar alunos que precisam de mais apoio e melhorar os resultados educacionais. Na gestão educacional, é essencial para fornecer dados importantes para decisões sobre recursos e estratégias de ensino, ajudando a identificar tendências e necessidades futuras. Sua integração representa uma mudança significativa na educação, tornando-a mais orientada a dados, responsiva e centrada no estudante.
Sobre os coordenadores da área
Prof. Sergio Antônio Andrade de Freitas
Mais sobre o coordenador
Profa. Cristiane Soares Ramos
Mais sobre a coordenadora
Equipe de pesquisa
Mestrado
- Éber Junio Borges Moreira. Revisão literária e seleção de metodologias ótimas para horários acadêmicos . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, (2023). Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Análise da Aprendizagem, Aprendizado de Máquina .
Pesquisadores anteriores
Mestrado
- Edmilson Cosme da Silva,
Previsão da evasão acadêmica no ensino superior - o caso dos cursos de graduação presencial da Universidade de Brasília
. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, 2023
Orientador(es):
Sergio Freitas
. Tags:
Análise da Aprendizagem,
Aprendizado de Máquina
.Pesquisadores têm investigado a evasão no ensino superior, identificando duas categorias - alunos que deixam a universidade e aqueles que abandonam o ensino superior, afetando negativamente instituições, estudantes e sociedade. Desde 1995, no Brasil, a criação da ANDIFES intensificou estudos sobre diplomação, retenção e evasão em universidades brasileiras, focando na evasão institucional, caracterizada pela desistência do aluno do curso original. A Universidade de Brasília (UnB) implementou estratégias para aumentar a permanência estudantil. Este trabalho visou desenvolver e testar um modelo de análise para prever a evasão em cursos presenciais, através de uma Revisão Sistemática da Literatura para identificar fatores de impacto e definir indicadores extraídos de sistemas acadêmicos da UnB. O modelo, denominado MAGRA, combina indicadores com algoritmos de aprendizado de máquina, visando identificar alunos em risco de evasão. Testes realizados na Faculdade do Gama (FGA) e na UnB indicaram que a frequência de matrícula em disciplinas pode prever dificuldades de conclusão. A pesquisa sugere que para aprimorar a identificação de alunos em risco, são necessários ajustes nos mecanismos de feedback, inclusão de novos sistemas, melhoria na qualidade dos dados e nos parâmetros dos algoritmos.
Trabalho de conclusão de curso
- Allan Nobre, Utilização de Learning Analytics e Educational Data Mining no apoio a decisões pedagógicas durante a aplicação da metodologia TBL . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Análise da Aprendizagem, Educação .
- Amanda Emilly Muniz de Menezes,
Identificação de fatores que afetam a Evasão no Ensino Superior
. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022
Orientador(es):
Cristiane Ramos,
Sergio Freitas
. Tags:
Educação,
Análise da Aprendizagem
.A identificação de fatores que influenciam a evasão acadêmica é vital para que as coordenações possam tomar medidas preventivas contra a desistência estudantil. Esta monografia tem como objetivo explorar o estado atual da pesquisa na área, buscando compreender os principais fatores associados à evasão acadêmica e sua aplicabilidade em modelos preditivos de evasão. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, exploratória e explicativa de caráter aplicado, utilizando técnicas de estudo de caso e revisão bibliográfica. A análise sistemática da literatura indicou que a evasão pode ser prevista por meio de fatores acadêmicos, demográficos e de aprendizagem. Utilizando esses fatores, modelos preditivos foram desenvolvidos com o auxílio de algoritmos de aprendizado de máquina, cujas previsões se mostraram sensíveis às alterações no fluxo dos cursos. Conclui-se que os fatores acadêmicos, demográficos e de aprendizagem são eficazes na predição de evasão, sendo importante a seleção e o modo de aplicação desses fatores para alcançar resultados preditivos precisos. Além disso, a aplicação de fatores acadêmicos em modelos preditivos exige consideração do contexto específico dos dados analisados.
- Letícia Karla Soares Rodrigues de Araújo,
Identificação de fatores que afetam a Evasão no Ensino Superior
. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022
Orientador(es):
Cristiane Ramos,
Sergio Freitas
. Tags:
Educação,
Análise da Aprendizagem
.A identificação de fatores que influenciam a evasão acadêmica é vital para que as coordenações possam tomar medidas preventivas contra a desistência estudantil. Esta monografia tem como objetivo explorar o estado atual da pesquisa na área, buscando compreender os principais fatores associados à evasão acadêmica e sua aplicabilidade em modelos preditivos de evasão. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, exploratória e explicativa de caráter aplicado, utilizando técnicas de estudo de caso e revisão bibliográfica. A análise sistemática da literatura indicou que a evasão pode ser prevista por meio de fatores acadêmicos, demográficos e de aprendizagem. Utilizando esses fatores, modelos preditivos foram desenvolvidos com o auxílio de algoritmos de aprendizado de máquina, cujas previsões se mostraram sensíveis às alterações no fluxo dos cursos. Conclui-se que os fatores acadêmicos, demográficos e de aprendizagem são eficazes na predição de evasão, sendo importante a seleção e o modo de aplicação desses fatores para alcançar resultados preditivos precisos. Além disso, a aplicação de fatores acadêmicos em modelos preditivos exige consideração do contexto específico dos dados analisados.
- Yeltsin Suares Gama, Sistema de apoio ao aprendizado. . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2017 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Análise da Aprendizagem, Inteligência Artificial .
Projetos em andamento
- Uma nova abordagem aplicada ao Problema do University Course Timetable
Éber Júnio Borges Moreira, Início: 2023, status: em andamento.
Trabalho focado em otimizar a programação de cursos universitários, aplicando técnicas para melhorar a eficiência e eficácia na elaboração de horários acadêmicos. Este trabalho visa resolver desafios comuns na gestão de horários, proporcionando uma solução mais adaptável e conveniente para instituições de ensino superior. A UnB é usada como estudo de caso.
Publicações e produções
Publicações (16)
- Éber Júnio Borges Moreira,Sergio Antônio Andrade Freitas, A CP-SAT Approach for Academic Resource Timetabling in Higher Education Institutions: A Case Study at a Major Public University , in IEEE International Conference on IT in Higher Education and Training (ITHET 2024) , pTo appear, 2024 . Tags: Aprendizado de Máquina, Análise da Aprendizagem .
- Sergio Antônio Andrade Freitas,Cristiane S. Ramos,Eduardo Bessa Pereira da Silva,Marcia Renata Mortari,Dianne Magalhaes Viana, Implementing Neuroscientific Principles in Gamified Software Engineering Courses , in Frontiers in Education 2024 , pTo appear, 2024 . Tags: Aprendizagem Ativa, Análise da Aprendizagem, Gamificação .
- RAMOS, C. S.,VIANNA, D. M.,BESSA, E.,MORTARI, M. R.,FREITAS, S. A. A., Indicadores de aprendizagem , Biblioteca Central da Universidade de Brasília, 2023 . Tags: Análise da Aprendizagem, Aprendizagem Ativa .
- SILVA, E. C.,FREITAS, S. A. A.,RAMOS, C. S.,MENEZES, A. E. M.,ARAUJO, L. K. S. R., A systematic review of the factors that impact the prediction of retention and dropout in higher education , in 56th Hawaii International Conference on System Science , 2023 . Tags: Análise da Aprendizagem, Aprendizado de Máquina .
- Edmilson Cosme da Silva,
Previsão da evasão acadêmica no ensino superior - o caso dos cursos de graduação presencial da Universidade de Brasília
. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, 2023
Orientador(es):
Sergio Freitas
. Tags:
Análise da Aprendizagem,
Aprendizado de Máquina
.Pesquisadores têm investigado a evasão no ensino superior, identificando duas categorias - alunos que deixam a universidade e aqueles que abandonam o ensino superior, afetando negativamente instituições, estudantes e sociedade. Desde 1995, no Brasil, a criação da ANDIFES intensificou estudos sobre diplomação, retenção e evasão em universidades brasileiras, focando na evasão institucional, caracterizada pela desistência do aluno do curso original. A Universidade de Brasília (UnB) implementou estratégias para aumentar a permanência estudantil. Este trabalho visou desenvolver e testar um modelo de análise para prever a evasão em cursos presenciais, através de uma Revisão Sistemática da Literatura para identificar fatores de impacto e definir indicadores extraídos de sistemas acadêmicos da UnB. O modelo, denominado MAGRA, combina indicadores com algoritmos de aprendizado de máquina, visando identificar alunos em risco de evasão. Testes realizados na Faculdade do Gama (FGA) e na UnB indicaram que a frequência de matrícula em disciplinas pode prever dificuldades de conclusão. A pesquisa sugere que para aprimorar a identificação de alunos em risco, são necessários ajustes nos mecanismos de feedback, inclusão de novos sistemas, melhoria na qualidade dos dados e nos parâmetros dos algoritmos.
- Allan Nobre, Utilização de Learning Analytics e Educational Data Mining no apoio a decisões pedagógicas durante a aplicação da metodologia TBL . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Análise da Aprendizagem, Educação .
- CABELLO, A. F.,ARRUDA, J. A.,IMBROISI, D.,FERREIRA, G. V.,FREITAS, SERGIO A. A., Escolha Estratégica em Processos Seletivos: análises da alteração de opção inicial de candidatos no SISUnB, e seus efeitos na evasão , REVISTA COM CENSO ESTUDOS EDUCACIONAIS DO DISTRITO FEDERAL , 9(41-49), 2022 . Tags: Análise da Aprendizagem .
- Amanda Emilly Muniz de Menezes,
Identificação de fatores que afetam a Evasão no Ensino Superior
. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022
Orientador(es):
Cristiane Ramos,
Sergio Freitas
. Tags:
Educação,
Análise da Aprendizagem
.A identificação de fatores que influenciam a evasão acadêmica é vital para que as coordenações possam tomar medidas preventivas contra a desistência estudantil. Esta monografia tem como objetivo explorar o estado atual da pesquisa na área, buscando compreender os principais fatores associados à evasão acadêmica e sua aplicabilidade em modelos preditivos de evasão. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, exploratória e explicativa de caráter aplicado, utilizando técnicas de estudo de caso e revisão bibliográfica. A análise sistemática da literatura indicou que a evasão pode ser prevista por meio de fatores acadêmicos, demográficos e de aprendizagem. Utilizando esses fatores, modelos preditivos foram desenvolvidos com o auxílio de algoritmos de aprendizado de máquina, cujas previsões se mostraram sensíveis às alterações no fluxo dos cursos. Conclui-se que os fatores acadêmicos, demográficos e de aprendizagem são eficazes na predição de evasão, sendo importante a seleção e o modo de aplicação desses fatores para alcançar resultados preditivos precisos. Além disso, a aplicação de fatores acadêmicos em modelos preditivos exige consideração do contexto específico dos dados analisados.
- Letícia Karla Soares Rodrigues de Araújo,
Identificação de fatores que afetam a Evasão no Ensino Superior
. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022
Orientador(es):
Cristiane Ramos,
Sergio Freitas
. Tags:
Educação,
Análise da Aprendizagem
.A identificação de fatores que influenciam a evasão acadêmica é vital para que as coordenações possam tomar medidas preventivas contra a desistência estudantil. Esta monografia tem como objetivo explorar o estado atual da pesquisa na área, buscando compreender os principais fatores associados à evasão acadêmica e sua aplicabilidade em modelos preditivos de evasão. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, exploratória e explicativa de caráter aplicado, utilizando técnicas de estudo de caso e revisão bibliográfica. A análise sistemática da literatura indicou que a evasão pode ser prevista por meio de fatores acadêmicos, demográficos e de aprendizagem. Utilizando esses fatores, modelos preditivos foram desenvolvidos com o auxílio de algoritmos de aprendizado de máquina, cujas previsões se mostraram sensíveis às alterações no fluxo dos cursos. Conclui-se que os fatores acadêmicos, demográficos e de aprendizagem são eficazes na predição de evasão, sendo importante a seleção e o modo de aplicação desses fatores para alcançar resultados preditivos precisos. Além disso, a aplicação de fatores acadêmicos em modelos preditivos exige consideração do contexto específico dos dados analisados.
- CABELLO, A. F.,FERREIRA, G. V.,IMBROISI, D.,ARRUDA, J. A.,FREITAS, S. A. A.,ALVAREZ, G. A., Formas de ingresso em perspectiva comparada: por que o SISU aumenta a evasão? O caso da UNB , AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR , 26(446-460), 2021 . DOI: 10.1590/s1414-40772021000200006 . Tags: Análise da Aprendizagem, Educação .
- CABELLO, A. F.,FERREIRA, G. V.,IMBROISI, D.,ARRUDA, J. A.,FREITAS, S. A. A.,ALVAREZ, G. A., Formas de Ingresso em Perspectiva Comparada: Porque o Sisu aumenta a evasão - o caso da UnB , in XIX Colóquio Internacional de Gestão Universitária , 2019 . Tags: Análise da Aprendizagem .
- FREITAS, S. A. A.,CANEDO, E. D.,JESUS, D. A., Calculating Similarity of Curriculum Lattes , IEEE Latin America Transactions , 16(1758), 2018 . DOI: 10.1109/tla.2018.8444396 . Tags: Análise da Aprendizagem .
- COSTA OLIVEIRA, EDGARD,ALVES DE JESUS, DIONLAN,FREITAS, S. A. A.,DIAS CANEDO, EDNA, Similarities Building a Network between Researchers based on the Curriculum Lattes Platform , in 20th International Conference on Enterprise Information Systems , 2018 . DOI: 10.5220/0006664102030214 . Tags: Análise da Aprendizagem .
- Yeltsin Suares Gama, Sistema de apoio ao aprendizado. . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2017 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Análise da Aprendizagem, Inteligência Artificial .
- FREITAS, S. A. A.,SILVA, RITA C.,CANEDO, EDNA D.,LUCENA, TIAGO FRANKLIN R., A tool for students' grouping in classroom , in 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) , 2016 . DOI: 10.1109/FIE.2016.7757708 . Tags: Análise da Aprendizagem .
- LOZZI, S.,DINIZ, F. B.,ALBURQUERQUE, P.,REZENDE, M.,FREITAS, S. A. A.,COSTA, C., Influence of Affirmative Action on the Academic Performance of Undergraduate Students from a Brazilian Public University , in 5th International Conference of Education, Research and Innovations, 2012, Madrid - Spain , pp. 3017-3022, 2012 . Tags: Análise da Aprendizagem .
Aplicativos e programas
- FREITAS, S. A. A. Analisador dos indicadores de qualidade do ensino superior brasileiro. UnB, 2020.
- FREITAS, S. A. A. Editor colaborativo de projetos pedagógicos de curso - versão UnB. 2019.
- FREITAS, S. A. A. MCE - Editor de Matrizes Curriculares. UFES, 2005.
- FREITAS, S. A. A. Gerador de Projetos Pedagógicos de Curso. UFES, 2005.
- FREITAS, S. A. A. Sistema de Controle Acadêmico dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). UFES, 2002.
Contato e colaboração
- E-mail para informações e contato com a equipe: sergiofreitas@unb.br ou cristanesramos@unb.br.