Engenharia de Requisitos
Engenharia de requisitos (ER) é uma área interdisciplinar da Engenharia de Software que visa realizar a mediação (ponte) entre os domínios do adquirente e do fornecedor ou desenvolvedor, para estabelecer e manter os requisitos a serem atendidos pelo sistema, produto de software ou serviço de interesse. Seu processo envolve a elicitação e descoberta, análise e consenso, declaração, representação, verificação e validação, e organização e atualização de requisitos.
Sobre o coordenador da área
Prof. George Marsicano
No CEDIS, atualmente, a Engenharia de Requisitos é uma área de pesquisa, desenvolvimento e aplicação com enfoque em abordagens de desenvolvimento de software dirigidas a plano, ágeis e híbridas, nos processos e relações humanas a serem construídas durante a execução da ER e, no uso de ferramentas de inteligência artificial. Esta linha de pesquisa é coordenada pelo Prof. George Marsicano e conta com uma equipe de pesquisadores dedicados. O objetivo é desenvolver, identificar e estabelecer processos, métodos e ferramentas que tornem o processo de ER mais eficiente e inovador, tanto do ponto de vista técnico quanto humano.
Mais sobre o coordenador
Mais sobre o coordenador
Equipe de pesquisa
Trabalho de conclusão de curso
- Brenno Oliveira Silva. Desenvolvimento de Solução para a Gamificação da Disciplina de ER . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, (2024). Orientador(es): George Marsicano . Tags: Gamificação, Engenharia de Requisitos, .
- Paulo Vitor Silva Abi Acl. Desenvolvimento de Solução para a Gamificação da Disciplina de ER . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, (2024). Orientador(es): George Marsicano . Tags: Gamificação, Engenharia de Requisitos, .
- Geraldo Victor Alves Barbosa. Investigação da utilização de IA no processo de engenharia de requisitos: um estudo de caso . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, (2024). Orientador(es): George Marsicano . Tags: Engenharia de Requisitos, Inteligência Artificial .
- João Victor Oliveira Matos. Investigação da utilização de IA no processo de engenharia de requisitos: um estudo de caso . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, (2024). Orientador(es): George Marsicano . Tags: Engenharia de Requisitos, Inteligência Artificial .
- Yuri Alves. Engenharia de Requisitos Suportada por Inteligência Artificial . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, (2024). Orientador(es): George Marsicano . Tags: Engenharia de Requisitos, Inteligência Artificial .
Pesquisadores anteriores
Mestrado
- Ana Cláudia Alves Mendes Araújo,
REQGAME - Elicitação de Requisitos com Gamificação - um experimento em projetos de software em órgão público federal
. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, 2021
Orientador(es):
Sergio Freitas
. Tags:
Gamificação,
Engenharia de Requisitos
.O sucesso de um projeto de software está intrinsecamente ligado à clareza e à precisão com que os requisitos são definidos. Estes requisitos delineiam o escopo do projeto e estabelecem o funcionamento esperado do software. A fase de elicitação de requisitos é, portanto, um marco crítico no ciclo de vida do desenvolvimento de software, exigindo excelentes habilidades de comunicação, cooperação e motivação entre todos os envolvidos. Contudo, desafios como a colaboração efetiva e a coordenação de agendas podem comprometer o engajamento e a participação ativa neste processo. Para superar esses obstáculos e estimular a participação, a gamificação tem se mostrado uma estratégia eficaz, aplicando mecânicas de jogos em contextos não lúdicos. Dentro desse contexto, o Octalysis, um framework de gamificação desenvolvido por Yu-Kai Chou, oferece uma metodologia para adaptar e personalizar a gamificação de acordo com o perfil dos usuários envolvidos. Este estudo introduz o REQGame, um método inovador que integra gamificação ao processo de elicitação de requisitos, fundamentado no framework Octalysis. O objetivo é potencializar o envolvimento e o engajamento dos participantes, avaliando também os efeitos positivos que a implementação de técnicas de gamificação pode trazer para o processo.
Trabalho de conclusão de curso
- Gabriel Silva Helena Gourlat, Requisitos não-funcionais no desenvolvimento de jogos sérios para pessoas com TDAH . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Engenharia de Requisitos, Educação .
- Marcelo Victor de Sousa Silva, FormsGeo - um aplicativo para pesquisas sociais com geolocalização . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Engenharia de Requisitos, Transformação Digital .
- Sannya Arvelos, Planejamento de melhoria de processo de software baseado em análise de issues . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Engenharia de Requisitos, Verificação, Validação e Testes .
- Ronyell Santos, Utilização de operações de refatoração para aprimoramento de variabilidade em sistemas de software . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2021 Orientador(es): André Lanna . Tags: Engenharia de Requisitos, Verificação, Validação e Testes .
- Paulo Markes Rodrigues de Oliveira Calado,
Estratégia para identificar oportunidades de melhoria em aplicações gamificadas
. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2018
Orientador(es):
Sergio Freitas
. Tags:
Gamificação,
Engenharia de Requisitos
.Atualmente, as pessoas estão dedicando cada vez mais horas ao uso de dispositivos conectados à internet, tornando-se um desafio capturar e manter a atenção de um público específico. A distração é instantânea; basta um momento de desatenção para que todos comecem a verificar notificações em seus celulares. A rapidez com que novas tecnologias e softwares são adotados é igualada apenas pela velocidade com que são abandonados. Diante desse cenário, uma estratégia emergente em diversos campos é incorporar elementos lúdicos como meio de promover engajamento, um conceito conhecido como gamificação. Embora a gamificação se mostre uma abordagem promissora, é essencial que ela evolua constantemente para se manter atraente e alinhada com as expectativas e o desenvolvimento de seu público. A análise criteriosa de uma iniciativa gamificada, visando a identificação de áreas para aprimoramento, é vital para determinar direções de evolução. Portanto, este estudo tem como finalidade definir uma estratégia que possibilite o reconhecimento de potenciais melhorias em aplicações gamificadas. Tais melhorias são destacadas pela avaliação de indicadores do projeto que medem a usabilidade e pelo feedback direto dos usuários após a experimentação da aplicação. A interação direta com os usuários possibilita que ajustes sejam informados pelas perspectivas daqueles a quem o projeto se destina. A convergência das visões dos usuários em favor das melhorias sugeridas valida a eficácia da estratégia proposta.
- Thiago Honorato, Uma proposta de método de escolha para sistemas CMSs . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2015 Orientador(es): Ricardo Ajax . Tags: Engenharia de Requisitos, Transformação Digital .
- Giulia Lobo Barros, Melhoria de um processo de engenharia de requisitos de software . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, 2023 Orientador(es): Cristiane Ramos, Ricardo Ajax . Tags: Engenharia de Requisitos .
Projetos em andamento
Publicações e produções
Publicações (11)
- Gabriel Silva Helena Gourlat, Requisitos não-funcionais no desenvolvimento de jogos sérios para pessoas com TDAH . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Engenharia de Requisitos, Educação .
- Marcelo Victor de Sousa Silva, FormsGeo - um aplicativo para pesquisas sociais com geolocalização . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Engenharia de Requisitos, Transformação Digital .
- ERVEN, RICARDO CORDEIRO GALVÃO SANTANA VAN,DIAS, POLLYANNA C. O.,JUBÉ, DEMÉTRIUS DE ALMEIDA,CORRÊA, GEORGE MARSICANO,CANEDO, EDNA DIAS, Avaliação de Conhecimento em Engenharia de Requisitos no Startup Gov.br , 2023 . DOI: 10.29327/1298356.26-11 . Tags: Engenharia de Requisitos, Transformação Digital .
- Sannya Arvelos, Planejamento de melhoria de processo de software baseado em análise de issues . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Engenharia de Requisitos, Verificação, Validação e Testes .
- Ana Cláudia Alves Mendes Araújo,
REQGAME - Elicitação de Requisitos com Gamificação - um experimento em projetos de software em órgão público federal
. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, 2021
Orientador(es):
Sergio Freitas
. Tags:
Gamificação,
Engenharia de Requisitos
.O sucesso de um projeto de software está intrinsecamente ligado à clareza e à precisão com que os requisitos são definidos. Estes requisitos delineiam o escopo do projeto e estabelecem o funcionamento esperado do software. A fase de elicitação de requisitos é, portanto, um marco crítico no ciclo de vida do desenvolvimento de software, exigindo excelentes habilidades de comunicação, cooperação e motivação entre todos os envolvidos. Contudo, desafios como a colaboração efetiva e a coordenação de agendas podem comprometer o engajamento e a participação ativa neste processo. Para superar esses obstáculos e estimular a participação, a gamificação tem se mostrado uma estratégia eficaz, aplicando mecânicas de jogos em contextos não lúdicos. Dentro desse contexto, o Octalysis, um framework de gamificação desenvolvido por Yu-Kai Chou, oferece uma metodologia para adaptar e personalizar a gamificação de acordo com o perfil dos usuários envolvidos. Este estudo introduz o REQGame, um método inovador que integra gamificação ao processo de elicitação de requisitos, fundamentado no framework Octalysis. O objetivo é potencializar o envolvimento e o engajamento dos participantes, avaliando também os efeitos positivos que a implementação de técnicas de gamificação pode trazer para o processo.
- Ronyell Santos, Utilização de operações de refatoração para aprimoramento de variabilidade em sistemas de software . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2021 Orientador(es): André Lanna . Tags: Engenharia de Requisitos, Verificação, Validação e Testes .
- MARSICANO, G. C., Processo de Aprendizagem Conversacional para a Elicitação de Requisitos: Uma nova possibilidade para a construção de relações entre engenheiro de software e seus stakeholders , Novas Ediçoes Acadêmicas, 2018 . DOI: 978-6202194716 . Tags: Aprendizagem Ativa, Engenharia de Requisitos .
- Paulo Markes Rodrigues de Oliveira Calado,
Estratégia para identificar oportunidades de melhoria em aplicações gamificadas
. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2018
Orientador(es):
Sergio Freitas
. Tags:
Gamificação,
Engenharia de Requisitos
.Atualmente, as pessoas estão dedicando cada vez mais horas ao uso de dispositivos conectados à internet, tornando-se um desafio capturar e manter a atenção de um público específico. A distração é instantânea; basta um momento de desatenção para que todos comecem a verificar notificações em seus celulares. A rapidez com que novas tecnologias e softwares são adotados é igualada apenas pela velocidade com que são abandonados. Diante desse cenário, uma estratégia emergente em diversos campos é incorporar elementos lúdicos como meio de promover engajamento, um conceito conhecido como gamificação. Embora a gamificação se mostre uma abordagem promissora, é essencial que ela evolua constantemente para se manter atraente e alinhada com as expectativas e o desenvolvimento de seu público. A análise criteriosa de uma iniciativa gamificada, visando a identificação de áreas para aprimoramento, é vital para determinar direções de evolução. Portanto, este estudo tem como finalidade definir uma estratégia que possibilite o reconhecimento de potenciais melhorias em aplicações gamificadas. Tais melhorias são destacadas pela avaliação de indicadores do projeto que medem a usabilidade e pelo feedback direto dos usuários após a experimentação da aplicação. A interação direta com os usuários possibilita que ajustes sejam informados pelas perspectivas daqueles a quem o projeto se destina. A convergência das visões dos usuários em favor das melhorias sugeridas valida a eficácia da estratégia proposta.
- MARSICANO, GEORGE,MENDES, FABIANA FREITAS,FERNANDES, MAURICIO VIDOTTI,FREITAS, S. A. A., An Integrated Approach to the Requirements Engineering and Process Modelling Teaching , in 2016 IEEE 29th International Conference on Software Engineering Education and Training (CSEET) , 2016 . DOI: 10.1109/CSEET.2016.23 . Tags: Aprendizagem Ativa, Engenharia de Requisitos .
- Thiago Honorato, Uma proposta de método de escolha para sistemas CMSs . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2015 Orientador(es): Ricardo Ajax . Tags: Engenharia de Requisitos, Transformação Digital .
- Giulia Lobo Barros, Melhoria de um processo de engenharia de requisitos de software . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, 2023 Orientador(es): Cristiane Ramos, Ricardo Ajax . Tags: Engenharia de Requisitos .
Contato e colaboração
- E-mail para informações e contato com a equipe: georgemarsicano@unb.br.
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