Um forte uso das (TIC) Tecnologias de Informação e Comunicação originam-se nos anos 70, se popularizam nos anos 90, contribuindo para o aumento do consumo, melhoria da qualidade de vida e bem-estar das pessoas na sociedade da informação, conectada por vários serviços tanto de naturezas comercias, quanto governamentais. Neste contexto surgem termos como governo eletrônico, e-Governo e Governo Digital, além de preocupações sobre Digital Divide (ou brecha digital), com reflexos na inclusão/exclusão digital como fatores de impacto na inclusão social de populações de várias naturezas. Os impactos causam necessidades de formular estratégias de transformação digital para as organizações e instituições envolvidas.
O projeto de Transformação Digital de Serviços Públicos do Governo Federal Brasileiro envolve pesquisa, desenvolvimento e inovação em metodologias, modelos e ferramentas que promovam a automação e digitização de serviços públicos oferecidos pelo Ministério da Economia (ME), pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (especificamente pela Secretaria de Governo Digital (SGD), visando a transformação dos serviços públicos federais. O projeto foi firmado entre UnB (Laboratório ITRAC da Faculdade do Gama) e o ME.
Sobre o coordenador da área
Prof. George Marsicano
Participação: o prof Dr. George Marsicano colabora, individualmente, com o projeto Transformação Digital de Serviços Públicos do Governo Federal Brasileiro, junto ao Laboratório ITRAC, principalmente, nas áreas de Gestão de Projetos Ágeis, Requisitos de Software, Engenharia de Software e Abordagens de Desenvolvimento de Software. Mais sobre o coordenador
Como uma outra iniciativa, o doutorado em andamento do Prof. MsC Ricardo Kosloski, versando sobre fatores de impacto, associados à área de qualidade de software, no uso de serviços de e-Gov por pessoas idosas, uma população em contínuo crescimento em todo o mundo, assim como no Brasíl.
No ambiente brasileiro, após um pico de crescimento populacional entre os anos 50/60, melhorias na medicina e higiene minimizam as taxas de mortalidade para, em seguida, fenômenos sociais como planejamento familiar, urbanização e correntes migratórias além da participação das mulheres no mercado de trabalho equilibrarem taxas de mortalidade e fecundidade resultando em um crescimento demográfico mais modesto e consquentemente no evelhecimento da população brasileira, seguindo uma tendência mundial. Além disso, envolver populações específicas no processo de tranformação digital visa dar-les voz e empoderamento para o atinjimento de uma e-Democracia característica da sociedade da informação, conforme diretrizes internacionais estabelecidas por trabalhos como Nothing about us, without us (CHARLTON, 2004).
Equipe de pesquisa
Pesquisadores
Ricardo Ajax Dias Kosloski- Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB), atua no curso de graduação em Engenharia de Software.
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A gamificação é uma maneira de utilizar elementos de jogos e aplicá-los em contextos do mundo real para motivar pessoas e criar um ambiente mais produtivo. Considerada uma ferramenta destinada a aumentar o engajamento, a gamificação pode ser aplicada em diversas áreas, incluindo atividades organizacionais. Este trabalho propõe a realização de um Estudo de Caso na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), analisando os efeitos de uma solução de gamificação aplicada ao Macroprocesso de Inovação (MPI), que é responsável pela gestão das soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. O objetivo principal é avaliar a eficácia da gamificação em aumentar o engajamento, a colaboração e a motivação dos empregados em relação ao uso do Sistema de Gestão de Ativos (Gestec), uma ferramenta computacional que implementa parte do MPI. Inicialmente, foi realizado um estudo sobre os fundamentos teóricos da gamificação, seguido de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para investigar os principais frameworks, técnicas e efeitos das soluções de gamificação em ambientes organizacionais. Após isso, um Estudo de Caso foi iniciado com a identificação do perfil motivacional do público-alvo e a elaboração de um projeto que contempla a aplicação de dezesseis requisitos de gamificação. Desses, dez requisitos foram priorizados e implementados para a fase de experimentação, disponibilizada para um grupo de vinte e sete participantes avaliar os efeitos da solução proposta. Os resultados, de maneira geral, indicaram uma melhoria na percepção motivacional em relação ao uso do sistema.
Marcelo Victor de Sousa Silva,
FormsGeo - um aplicativo para pesquisas sociais com geolocalização
. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023
Orientador(es):
Fabiana Mendes
. Tags:
Engenharia de Requisitos,
Transformação Digital
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Este trabalho visa avaliar a implementação de uma ferramenta de Service Desk para gerenciamento de serviços de TI em um órgão público, alinhada aos seus objetivos estratégicos, operações diárias, necessidades organizacionais e à biblioteca de infraestrutura ITIL v3. Os serviços de TI são essenciais para as atividades organizacionais, sendo as aplicações que gerenciam esses serviços componentes integrantes dessa estrutura, uma vez que proporcionam aos clientes acesso aos serviços. No contexto de instituições públicas, a crescente demanda por atendimento de qualidade ao público sublinha a importância de aplicações eficazes de gerenciamento de TI que se adaptem às constantes mudanças no campo da TI. O estudo identifica a falta de um gerenciamento de serviços de TI adequado ou falho como causa de problemas na disponibilidade dos serviços, alocação excessiva de recursos para solucionar problemas recorrentes e consequências negativas para a reputação da TI. Foca no cenário do Ministério "A", destacando a necessidade de uma ferramenta eficaz de Gerenciamento de Serviços de TI, o OTRS, baseada no processo de Gestão de Incidentes para melhorar o Índice de Governança de TI (iGovTI). Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo avaliar o processo de implementação do OTRS e seu potencial para aprimorar a governança em Gerenciamento de Serviços de TI.
Rafael Berto Pereira,
Da definição de orientações de engenharia de software ao uso complementar do ChatGPT: um Estudo de Caso das startups no Governo Federal
. Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, 2023
Orientador(es):
George Marsicano
. Tags:
Transformação Digital,
Engenharia de Software
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Projetos em andamento
Projeto Transformação Digital- O projeto de Transformação Digital de Serviços Públicos do Governo Federal Brasileiro envolve pesquisa, desenvolvimento e inovação em metodologias, modelos e ferramentas que promovam a automação e digitização de serviços públicos.
Publicações e produções
Publicações (29)
MARSICANO, G. C.,CANEDO, EDNA,RAMOS, C. S.,FIGUEIREDO, R. M. C.,PEDROSA, G. V.,
Digital Transformation of Public Services in a Startup-Based Environment: Job Perceptions, Relationships, Potentialities and Restrictions
, JOURNAL OF UNIVERSAL COMPUTER SCIENCE
, 30(6)(720-757), 2024
. DOI: 10.3897/jucs.106979
. Tags:
Transformação Digital
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MARSICANO, GEORGE,CANEDO, EDNA,PEDROSA, GLAUCO,RAMOS, CRISTIANE,FIGUEIREDO, REJANE,
Digital Transformation of Public Services from the Perception of ICT Practitioners in a Startup-Based Environment
, in 25th International Conference on Enterprise Information Systems
, p490, 2023
. DOI: 10.5220/0011826600003467
. Tags:
Transformação Digital
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A gamificação é uma maneira de utilizar elementos de jogos e aplicá-los em contextos do mundo real para motivar pessoas e criar um ambiente mais produtivo. Considerada uma ferramenta destinada a aumentar o engajamento, a gamificação pode ser aplicada em diversas áreas, incluindo atividades organizacionais. Este trabalho propõe a realização de um Estudo de Caso na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), analisando os efeitos de uma solução de gamificação aplicada ao Macroprocesso de Inovação (MPI), que é responsável pela gestão das soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. O objetivo principal é avaliar a eficácia da gamificação em aumentar o engajamento, a colaboração e a motivação dos empregados em relação ao uso do Sistema de Gestão de Ativos (Gestec), uma ferramenta computacional que implementa parte do MPI. Inicialmente, foi realizado um estudo sobre os fundamentos teóricos da gamificação, seguido de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para investigar os principais frameworks, técnicas e efeitos das soluções de gamificação em ambientes organizacionais. Após isso, um Estudo de Caso foi iniciado com a identificação do perfil motivacional do público-alvo e a elaboração de um projeto que contempla a aplicação de dezesseis requisitos de gamificação. Desses, dez requisitos foram priorizados e implementados para a fase de experimentação, disponibilizada para um grupo de vinte e sete participantes avaliar os efeitos da solução proposta. Os resultados, de maneira geral, indicaram uma melhoria na percepção motivacional em relação ao uso do sistema.
Marcelo Victor de Sousa Silva,
FormsGeo - um aplicativo para pesquisas sociais com geolocalização
. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023
Orientador(es):
Fabiana Mendes
. Tags:
Engenharia de Requisitos,
Transformação Digital
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ERVEN, RICARDO CORDEIRO GALVÃO SANTANA VAN,DIAS, POLLYANNA C. O.,JUBÉ, DEMÉTRIUS DE ALMEIDA,CORRÊA, GEORGE MARSICANO,CANEDO, EDNA DIAS,
Avaliação de Conhecimento em Engenharia de Requisitos no Startup Gov.br
, 2023
. DOI: 10.29327/1298356.26-11
. Tags:
Engenharia de Requisitos,
Transformação Digital
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CAVALCANTI, P. P.,FREITAS, S. A. A.,
Evaluation of the Change in the Quality of Reports with the Application of Gamification in a Corporative Institution
, in Proceedings of the 24th International Conference on Human-Computer Interaction
, p353-367, 2022
. DOI: 10.1007/978-3-031-05544-7_27
. Tags:
Gamificação,
Transformação Digital
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FURTADO, S. L.,MARSICANO, G. C.,
Identification and Applicability of Additional Security Factors on the GOV.BR Digital Identity Platform
, in 19th CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management
, 2022
. DOI: 10.5748/19CONTECSI/PSE/GOV/7034
. Tags:
Transformação Digital
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MOURA, D. R. C.,MARSICANO, G. C.,
Proposição de Melhoria de Usabilidade da Interação entre Usuário e Sistema Corporativo
, in 19th CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management
, 2022
. DOI: 10.5748/19CONTECSI/PSE/ESD/7019
. Tags:
Transformação Digital,
Habilidades Socioemocionais
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YAMAUCHI, EDUARDO,MACIEL, CRISTIANO,MENDES, FABIANA,UEDA, GUSTAVO,PEREIRA, VINICIUS,
Digital Legacy Management Systems: Theoretical, Systemic and Users Perspective
, in 23rd International Conference on Enterprise Information Systems
, p41, 2021
. DOI: 10.5220/0010449800410053
. Tags:
Transformação Digital
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FREITAS, S. A. A.,CANEDO, EDNA,SANTOS FELISDÓRIO, RODRIGO,LEÃO, HELOISE,
Analysis of the Risk Management Process on the Development of the Public Sector Information Technology Master Plan
, INFORMATION
, 9(248), 2018
. DOI: 10.3390/info9100248
. Tags:
Transformação Digital
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CALAZANS, ANGELICA TOFFANO SEIDEL,KOSLOSKI, Ricardo Ajax Dias,FERNANDO, G.,
Proposta de modelo de medições para contratação do gerenciamento de processo de negócio (Business Process Management - BPM)
, Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação
, 13(275-300), 2016
. DOI: 10.4301/S1807-17752016000200007
. Tags:
Transformação Digital
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Endo, L,MENDES, F. F.,Canedo, E. D.,
Supportive metrics to estimate the effort to develop Business Intelligence system
, in 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
, 2016
. DOI: 10.1109/CISTI.2016.7521476
. Tags:
Transformação Digital
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Este trabalho visa avaliar a implementação de uma ferramenta de Service Desk para gerenciamento de serviços de TI em um órgão público, alinhada aos seus objetivos estratégicos, operações diárias, necessidades organizacionais e à biblioteca de infraestrutura ITIL v3. Os serviços de TI são essenciais para as atividades organizacionais, sendo as aplicações que gerenciam esses serviços componentes integrantes dessa estrutura, uma vez que proporcionam aos clientes acesso aos serviços. No contexto de instituições públicas, a crescente demanda por atendimento de qualidade ao público sublinha a importância de aplicações eficazes de gerenciamento de TI que se adaptem às constantes mudanças no campo da TI. O estudo identifica a falta de um gerenciamento de serviços de TI adequado ou falho como causa de problemas na disponibilidade dos serviços, alocação excessiva de recursos para solucionar problemas recorrentes e consequências negativas para a reputação da TI. Foca no cenário do Ministério "A", destacando a necessidade de uma ferramenta eficaz de Gerenciamento de Serviços de TI, o OTRS, baseada no processo de Gestão de Incidentes para melhorar o Índice de Governança de TI (iGovTI). Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo avaliar o processo de implementação do OTRS e seu potencial para aprimorar a governança em Gerenciamento de Serviços de TI.
Rafael Berto Pereira,
Da definição de orientações de engenharia de software ao uso complementar do ChatGPT: um Estudo de Caso das startups no Governo Federal
. Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, 2023
Orientador(es):
George Marsicano
. Tags:
Transformação Digital,
Engenharia de Software
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