Colaboradores

Colaboradores atuais

Conheça a equipe que está contribuindo ativamente para nossos projetos e pesquisas.

Mestrado

  • Bruno Marquete da Silva. Em definição . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, (2024). Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Aprendizado de Máquina .
  • Bruno Mello Andrade. Em definição . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, (2024). Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Aprendizado de Máquina .
  • Lucas Pereira Gomes Linard. Em definição . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, (2024). Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Aprendizado de Máquina .
  • Dione Ramos Canuto Moura. (Em definição) . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, (2022). Orientador(es): George Marsicano . Tags: Arquitetura de Software .
  • Lucas Kuniyoshi. (Em definição) . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, (2021). Orientador(es): André Lanna
  • Suéllyn Schopping. (Em definição) . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, (2021). Orientador(es): André Lanna
  • Sandro Leite Furtado. Proposição de Melhoria de Usabilidade da Interação entre Usuário e Sistema Corporativo do Exército Brasileiro . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, (2021). Orientador(es): George Marsicano . Tags: Qualidade de Software .

Iniciação científica

TCC

Colaboradores anteriores

Estes são os colaboradores que contribuíram para o nosso sucesso no passado. Somos gratos pelo esforço e dedicação deles.

Mestrado

  1. Éber Junio Borges Moreira, Agendamento de recursos acadêmicos em Instituições de Ensino Superior: Estudo de caso na Universidade de Brasília . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, 2024 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Análise da Aprendizagem, Aprendizado de Máquina .
    O agendamento de recursos acadêmicos em instituições de ensino superior configura-se como um problema de elevada complexidade, envolvendo a alocação de turmas, professores, horários e espaços físicos, de modo a atender a múltiplas restrições e preferências institucionais. Este trabalho apresenta o modelo SARA (Sistema de Agendamento de Recursos Acadêmicos), concebido para oferecer flexibilidade e adaptabilidade às particularidades das instituições de ensino superior. A pesquisa foi conduzida em duas etapas principais: a realização de uma revisão sistemática da literatura e a proposição do modelo SARA. A revisão sistemática possibilitou o mapeamento de estratégias, algoritmos e restrições amplamente utilizados na literatura, fornecendo subsídios teóricos para a concepção do modelo. A proposta do SARA integra características como personalização, integração com sistemas acadêmicos e a aplicação de algoritmos de otimização, promovendo uma abordagem abrangente e adaptável para a criação de agendamentos em ambientes universitários. A validação do modelo foi realizada por meio de um estudo de caso na Universidade de Brasília (UnB), em um ambiente de grande porte e alta complexidade. Os resultados preliminares demonstraram a viabilidade e a eficácia do modelo em atender às demandas específicas da instituição, evidenciando seu potencial de aplicação em diferentes contextos institucionais. A pesquisa contribui para o avanço teórico e prático no campo da gestão acadêmica, apresentando uma solução que combina rigor metodológico com aplicabilidade prática.
  2. Arthur Rocha Temporim de Lacerda, Gamified Chatbot Management Process: A way to build gamified chatbots . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, 2024 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Aprendizado de Máquina .
    Estruturas de desenvolvimento de chatbots oferecem métodos de construção diversos, mas processos estabelecidos, como o Processo de Gerenciamento de Chatbots (CMP), carecem de atividades especificamente projetadas para aumentar o engajamento do usuário. Esta tese propõe o Processo de Gerenciamento de Chatbots Gamificado (GCMP), uma extensão do CMP que incorpora e adapta atividades para melhorar o engajamento do usuário com o chatbot. Três versões do GCMP foram desenvolvidas, cada uma incorporando melhorias orientadas pela abordagem Goal-Question-Metric (GQM). Essa abordagem iterativa facilitou a avaliação e evolução do processo. Experimentos com usuários reais demonstraram um engajamento positivo, com 100% dos participantes alcançando os objetivos propostos. Além disso, o tempo médio de implantação diminuiu em 66% entre a primeira e a última versão. As avaliações dos usuários também atribuíram as melhores notas à qualidade das respostas geradas pelo chatbot. Esses resultados destacam a eficácia do GCMP proposto. Os resultados do experimento sugerem uma correlação positiva entre o uso do GCMP e a melhoria no desenvolvimento de chatbots gamificados. As melhorias observadas tanto na funcionalidade do chatbot quanto nas técnicas de gamificação oferecem indicadores promissores para a adoção ampla do GCMP como um processo robusto e eficaz para o desenvolvimento de chatbots gamificados.
  3. Luciana Santos de Assis, Avaliação crítica e estudo de caso sobre a implementação de gamificação em contextos organizacionais . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, 2023 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Habilidades Socioemocionais, Transformação Digital .
    A gamificação é uma maneira de utilizar elementos de jogos e aplicá-los em contextos do mundo real para motivar pessoas e criar um ambiente mais produtivo. Considerada uma ferramenta destinada a aumentar o engajamento, a gamificação pode ser aplicada em diversas áreas, incluindo atividades organizacionais. Este trabalho propõe a realização de um Estudo de Caso na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), analisando os efeitos de uma solução de gamificação aplicada ao Macroprocesso de Inovação (MPI), que é responsável pela gestão das soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. O objetivo principal é avaliar a eficácia da gamificação em aumentar o engajamento, a colaboração e a motivação dos empregados em relação ao uso do Sistema de Gestão de Ativos (Gestec), uma ferramenta computacional que implementa parte do MPI. Inicialmente, foi realizado um estudo sobre os fundamentos teóricos da gamificação, seguido de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para investigar os principais frameworks, técnicas e efeitos das soluções de gamificação em ambientes organizacionais. Após isso, um Estudo de Caso foi iniciado com a identificação do perfil motivacional do público-alvo e a elaboração de um projeto que contempla a aplicação de dezesseis requisitos de gamificação. Desses, dez requisitos foram priorizados e implementados para a fase de experimentação, disponibilizada para um grupo de vinte e sete participantes avaliar os efeitos da solução proposta. Os resultados, de maneira geral, indicaram uma melhoria na percepção motivacional em relação ao uso do sistema.
  4. Edmilson Cosme da Silva, Previsão da evasão acadêmica no ensino superior - o caso dos cursos de graduação presencial da Universidade de Brasília . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, 2023 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Análise da Aprendizagem, Aprendizado de Máquina .
    Pesquisadores têm investigado a evasão no ensino superior, identificando duas categorias - alunos que deixam a universidade e aqueles que abandonam o ensino superior, afetando negativamente instituições, estudantes e sociedade. Desde 1995, no Brasil, a criação da ANDIFES intensificou estudos sobre diplomação, retenção e evasão em universidades brasileiras, focando na evasão institucional, caracterizada pela desistência do aluno do curso original. A Universidade de Brasília (UnB) implementou estratégias para aumentar a permanência estudantil. Este trabalho visou desenvolver e testar um modelo de análise para prever a evasão em cursos presenciais, através de uma Revisão Sistemática da Literatura para identificar fatores de impacto e definir indicadores extraídos de sistemas acadêmicos da UnB. O modelo, denominado MAGRA, combina indicadores com algoritmos de aprendizado de máquina, visando identificar alunos em risco de evasão. Testes realizados na Faculdade do Gama (FGA) e na UnB indicaram que a frequência de matrícula em disciplinas pode prever dificuldades de conclusão. A pesquisa sugere que para aprimorar a identificação de alunos em risco, são necessários ajustes nos mecanismos de feedback, inclusão de novos sistemas, melhoria na qualidade dos dados e nos parâmetros dos algoritmos.
  5. Públio Pastrolin Cavalcante, Avaliação da mudança na qualidade dos relatórios com a aplicação da gamificação em atividades de inteligência policial . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, 2023 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Habilidades Socioemocionais .
    A aplicação da gamificação em contextos não recreativos vem se expandindo nos setores industrial, de serviços e educacional, demonstrando que a inserção de elementos lúdicos pode tornar as atividades mais envolventes, divertidas e prazerosas. Essa abordagem tem se mostrado uma estratégia eficaz para incentivar e engajar indivíduos, sendo reconhecida como uma ferramenta valiosa para gestores. No âmbito da Polícia Militar do Distrito Federal, responsável pelo policiamento ostensivo e pela manutenção da ordem pública na capital do país, a Atividade de Inteligência desempenha um papel importante no suporte a decisões estratégicas, táticas e operacionais. Este estudo introduz o Processo Gamificado de Relatórios de Inteligência (PGRI), desenvolvido para o Sistema de Inteligência da Polícia Militar. O modelo de gamificação adotado foi fundamentado no framework Octalysis, complementado por técnicas estatísticas derivadas do Intrinsic Motivation Inventory e análises documentais. O objetivo do PGRI é aprimorar a qualidade dos relatórios de inteligência mediante a gamificação, beneficiando-se de um processo de avaliação e planejamento iterativo. Além disso, o trabalho fornece uma base teórica sobre gamificação, Atividade de Inteligência, Segurança Pública e uma visão geral sobre a Polícia Militar do Distrito Federal.
  6. Ana Cláudia Alves Mendes Araújo, REQGAME - Elicitação de Requisitos com Gamificação - um experimento em projetos de software em órgão público federal . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, 2021 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Engenharia de Requisitos .
    O sucesso de um projeto de software está intrinsecamente ligado à clareza e à precisão com que os requisitos são definidos. Estes requisitos delineiam o escopo do projeto e estabelecem o funcionamento esperado do software. A fase de elicitação de requisitos é, portanto, um marco crítico no ciclo de vida do desenvolvimento de software, exigindo excelentes habilidades de comunicação, cooperação e motivação entre todos os envolvidos. Contudo, desafios como a colaboração efetiva e a coordenação de agendas podem comprometer o engajamento e a participação ativa neste processo. Para superar esses obstáculos e estimular a participação, a gamificação tem se mostrado uma estratégia eficaz, aplicando mecânicas de jogos em contextos não lúdicos. Dentro desse contexto, o Octalysis, um framework de gamificação desenvolvido por Yu-Kai Chou, oferece uma metodologia para adaptar e personalizar a gamificação de acordo com o perfil dos usuários envolvidos. Este estudo introduz o REQGame, um método inovador que integra gamificação ao processo de elicitação de requisitos, fundamentado no framework Octalysis. O objetivo é potencializar o envolvimento e o engajamento dos participantes, avaliando também os efeitos positivos que a implementação de técnicas de gamificação pode trazer para o processo.
  7. Taylor Rodrigues Lopes, Método de migração de sistemas monolíticos legados para a arquitetura de microsserviços . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, 2021 Orientador(es): André Lanna . Tags: Arquitetura de Software .
    Atualmente, grande parte das organizações dependem de Sistemas de Informação (SI). Em geral, estes sistemas são construídos com base na “arquitetura monolítica”, tendo a execução centralizada em um único servidor. Ao longo dos anos, porém, as constantes mudanças para atender necessidades de negócio e o acúmulo da dívida técnica, têm tornado estes sistemas cada vez maiores e complexos, dificultando aspectos como manutenibilidade e escalabilidade. Essa difícil realidade vivida por muitas organizações motivou o presente trabalho a investigar uma nova tendência arquitetural denominada “microsserviços”. Popularizado por empresas como Netflix e Amazon, os microsserviços podem ser uma alternativa para a modernização de sistemas legados, propiciando mínimo downtime e impacto ao usuário final. Nessa nova arquitetura, o software é decomposto em pequenas partes que funcionam de modo independente e autônomo, trazendo algumas melhorias em termos de atributos de qualidade de software. Contudo, há também desafios e tradeoffs - adotar microsserviços tende a ser um processo difícil e não raramente malsucedido, sobretudo, em razão da carência de métodos para conduzir o processo de migração. Nesse sentido, fundamentado em estudos científicos, este trabalho apresenta um método de migração intitulado Microservice Full Cycle - MFC, inspirado no ciclo de vida de desenvolvimento de software e em estratégias DevOps. O objetivo é auxiliar sistemas de software legados a gradualmente evoluírem orientados por um conjunto de etapas e atividades comuns à arquitetura de microsserviços. A validação do método MFC é feita por meio de uma simulação em uma aplicação real, tendo evidenciado vantagens tais como códigos mais coesos e desacoplados, independência tecnológica, agilidade em build, teste e deploy (automação), escalabilidade sob alta demanda, maior interoperabilidade e integração, capacidades geodistribuídas, além de monitoramento e feedback em tempo real.
  8. Felipe Evangelista dos Santos, Implementação da integração do barramento de serviços da UnB com ferramentas de monitoramento . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, 2020 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Arquitetura de Software .
    A adoção de uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) na implementação de serviços e microsserviços em aplicações de sistemas distribuídos facilita a utilização de padrões de desenvolvimento, a manutenção, a flexibilidade na criação de serviços e a interoperabilidade entre serviços e sistemas. O Centro de Informática (CPD) da Universidade de Brasília (UnB) engaja-se em diversos processos de automação de software, abrangendo desde a manutenção de sistemas existentes até o desenvolvimento e implantação de novas soluções tecnológicas. A monitorização contínua do desempenho de serviços, microsserviços e sistemas torna-se vital. Este estudo, de natureza exploratória, visa investigar soluções e ferramentas para a implementação e gestão de monitoramento de serviços e sistemas distribuídos na UnB, através de um mapeamento sistemático. A pesquisa fundamentou-se teoricamente para desenvolver um modelo que foi aplicado no módulo de monitoramento do barramento de serviços da UnB. Foram realizadas simulações com a solução desenvolvida, permitindo a análise da integração entre o barramento de serviços e a ferramenta de monitoramento proposta.
  9. James Taylor Faria Chaves, Service-Oriented Architecture (SOA), Agile Development Methods and Quality Assurance (QA) - a case study . Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - UnB, 2019 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Arquitetura de Software .
    Este trabalho introduz o framework NatVI, focando na integração entre Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), Desenvolvimento Ágil e Garantia de Qualidade (QA). Desenvolvido a partir de uma revisão da literatura que identificou e avaliou os compromissos entre SOA e métodos ágeis, o NatVI visa oferecer uma solução abrangente para o ciclo de desenvolvimento de software, especialmente para aplicações baseadas em serviços. Inclui melhores práticas de SOA e princípios ágeis, enfatizando a importância da QA, essencial para projetos de software em ambientes de negócios dinâmicos. Um estudo de caso em uma unidade do governo federal brasileiro avaliou a aplicação do NatVI, observando melhorias na qualidade do software, compreensão dos métodos ágeis e satisfação do cliente com o processo de desenvolvimento. O estudo também destacou limitações, como o tamanho da equipe de TI e o número de clientes envolvidos, conduzindo a uma avaliação subjetiva através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados preliminares sugerem que o NatVI tem potencial, mas destacam a necessidade de mais pesquisas, abrindo caminho para futuros estudos sobre tecnologias emergentes, como containers e DevOps.
  10. Débora Zupeli Bossois, Metodologia de categorização de textos a partir de documentos não rotulados utilizando um processo de resolução de anáforas . Dissertação de Mestrado em Informática - UFES, 2010 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina .
    A expansão do conteúdo digital exige métodos eficientes para organizar informações. Neste contexto, o processo de categorização de textos emerge como solução, dividindo informações em categorias temáticas. Enquanto a abordagem supervisionada é tradicional, demandando um conjunto de dados pré-classificados, as abordagens semi e não supervisionadas são alternativas viáveis que não necessitam de dados rotulados para treinamento. Todavia, essas técnicas geralmente ignoram nuances semânticas, como a anáfora - uso de termos variados para a mesma entidade. Este estudo propõe um método de categorização não supervisionado baseado na Estrutura Nominal do Discurso (END) para a resolução de anáforas, aplicando bootstrapping para gerar rotulações iniciais e desenvolver um modelo categorizador. A integração da resolução de anáforas mostrou-se benéfica para a precisão do sistema de categorização não supervisionada, conforme evidenciado pelos resultados das experimentações realizadas.
  11. Luana Vieira Morellato, Metodologia computacional para identificação de sintagmas nominais da língua portuguesa . Dissertação de Mestrado em Informática - UFES, 2010 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial .
    Sintagmas, unidades de sentido com funções sintáticas dentro de uma frase, são essenciais para a estruturação do conteúdo expresso nas sentenças, conforme destacado por Nicola (2008). As frases articulam seu conteúdo por meio dos elementos e das combinações que a linguagem disponibiliza, formando assim conjuntos e subconjuntos atuando como unidades sintáticas - os sintagmas, categorizados em nominais e verbais, com os nominais destacando-se pelo seu maior valor semântico. Eles são fundamentais em tarefas de Processamento de Linguagem Natural (PLN), como resolução de anáforas, construção de ontologias automáticas, análises em textos médicos para geração de resumos e vocabulário, ou como etapa preliminar em análises sintáticas. Em Recuperação de Informação (RI), os sintagmas aprimoram a criação de termos em sistemas de indexação e buscas, elevando a eficácia dos resultados. Esta dissertação introduz uma metodologia computacional para identificar sintagmas nominais em documentos digitais em português. Detalha-se a abordagem para identificar e extrair sintagmas nominais através do desenvolvimento do SISNOP - Sistema Identificador de Sintagmas Nominais em Português. O SISNOP, um sistema integrado por módulos e programas, analisa textos em linguagem natural, realizando análises morfológicas e sintáticas para recuperar sintagmas nominais, fornecendo também informações sintáticas, como gênero, número e grau das palavras nos sintagmas. Testado em corpora como CETENFolha e CETEMPúblico, o SISNOP alcançou reconhecimento de 98,12% e 94,59% das frases, identificando mais de 24 milhões de sintagmas. Seus módulos—Etiquetador Morfológico, Identificador de Sintagmas Nominais e Identificador de Gênero, Número e Grau—foram avaliados individualmente com um conjunto de dados menor devido à análise manual dos resultados, atingindo precisão de 82,45% e abrangência de 69,20%.
  12. Francisco Santiago do Carmo Pereira, A methodology for the use of natural language processing in the search for information in digital documents . Dissertação de Mestrado em Informática - UFES, 2009 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina .
    Esta dissertação apresenta uma nova metodologia para busca em textos digitais, fundamentada na Estrutura Nominal do Discurso (END), que aprimora a resolução de anáforas conforme proposto por Freitas. Diferentemente dos modelos tradicionais de Recuperação de Informação (RI), como o vetoriano e o LSI, que se baseiam em termos para representar e buscar documentos, esta abordagem considera a estrutura textual e o uso de anáforas, superando limitações dos modelos clássicos ao lidar com referências variadas ou omissões de entidades principais. A metodologia, inspirada no trabalho de Seibel Júnior, utiliza a END para criar a Estrutura Nominal do Discurso para Buscas (ENDB), focando em elementos centrais das frases para a representação de textos. Este processo não só permite uma representação textual mais fiel mas também melhora os resultados das buscas ao incluir todas as entidades textuais identificadas. O documento detalha a implementação da metodologia e os resultados experimentais, oferecendo uma contribuição significativa para a área de RI.
  13. Hilário Seibel Júnior, Recuperação de informações relevantes em documentos digitais baseada na resolução de anáforas . Dissertação de Mestrado em Informática - UFES, 2007 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial .
    Os métodos de recuperação de informação (RI) tradicionais se baseiam essencialmente na contagem da freqüência em que as palavras aparecem em um documento; sem apresentar soluções para que o conteúdo semântico do discurso seja interpretado [Van Rijsbergen 1979; Baeza-Yates e Ribeiro-Neto 1999]. Por não interpretarem o documento analisado; tais métodos podem deixar de considerar informações importantes a seu respeito. Uma solução para contornar esse problema; citada em [Salton e McGill 1986]; é utilizar o Processamento de Linguagem Natural (PLN) na recuperação de informação. Uma aplicação do PLN é o processamento de anáforas. Anáfora [Carter 1987; Beaver 2004] é um fenômeno lingüístico no qual uma entidade introduzida a priori é referenciada posteriormente em outra frase através de alguma expressão lingüística; tal como em "Valentina nasceu em São Paulo. A menina é do signo de Peixes.". A resolução das anáforas identifica que o termo menina presente na segunda frase do texto referencia a entidade introduzida no discurso pelo termo Valentina da primeira frase. Isso permite afirmar que Valentina é mais relevante em relação ao texto do que se tal referência não ocorresse. Freitas propõe em [Freitas 2005] um método para resolver as anáforas de um documento através da criação de uma estrutura que permite acompanhar as entidades que se mantêm em evidência ao longo do discurso. Essa estrutura armazena informações que podem ser aproveitadas por um método de recuperação de informação. Esta dissertação propõe uma metodologia computacional para recuperar informações relevantes a partir da resolução das anáforas de um documento; visando aumentar a qualidade dos resultados de uma query. A resolução de anáforas permite identificar exatamente a quantidade de vezes que cada entidade é referenciada em um discurso; expondo entidades e ligações que podiam estar obscuras no discurso original. Essa informação torna possível decidir se certa entidade é mais relevante que outra no documento; dando mais enfoque ao que o autor escreveu. Dessa forma; os documentos relevantes recuperados são classificados pela quantidade de informação que apresentam a respeito dos termos buscados; e não apenas pela localização e/ou quantidade de ocorrências de tais termos. Este trabalho também permite identificar; através da estrutura gerada pelo processamento de anáforas; os termos sinônimos (aqueles que referenciam uma mesma entidade). Se o documento indica que dois termos são sinônimos; a busca por um deles retorna o mesmo resultado que a busca pelo outro; aumentando ainda mais a qualidade dos resultados de uma query. Este trabalho apresenta os detalhes da metodologia proposta - as medidas utilizadas para calcular a relevância de um termo em relação ao documento interpretado pelo processamento de anáforas; os procedimentos necessários para a realização de uma query; o protótipo implementado e a análise de sua complexidade de tempo. Além disso; são avaliadas as características desta abordagem que a diferenciam dos métodos tradicionais em relação à qualidade dos resultados obtidos.
  14. Ayrton Monteiro Cristo Filho, Interpretação computacional do futuro do pretérito simples em narrativas para o Português do Brasil . Dissertação de Mestrado em Informática - UFES, 2004 Orientador(es): Berilhes Borges Garcia, Sergio Freitas . Tags: Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial .

Iniciação Científica

  • Ana Carolina Costa César. Projeto sobre Desenvolvimento de Software Verde . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, (2022). Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Software Verde .

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

  1. Allan Nobre, Utilização de Learning Analytics e Educational Data Mining no apoio a decisões pedagógicas durante a aplicação da metodologia TBL . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Análise da Aprendizagem, Educação .
  2. Fabiana Ribas, Análise da acessibilidade para pessoas idosas em serviços e-Gov - um estudo de caso . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Ricardo Ajax . Tags: Transformação Digital .
  3. Gabriel Carvalho, IA-QVT - ferramenta para coleta e tratamento de dados sobre qualidade de vida no trabalho, com foco em usabilidade e acessibilidade . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Qualidade de Software .
  4. Gabriel Silva Helena Gourlat, Requisitos não-funcionais no desenvolvimento de jogos sérios para pessoas com TDAH . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Engenharia de Requisitos, Educação .
  5. Igor Veludo Byron Corrêa, Uma evolução do projeto Agromart - open source, meios de pagamento e gestão de co-agricultores . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): André Lanna . Tags: Software Verde, Transformação Digital .
  6. João Rossi Paulo Rocha, Promoção da qualidade de vida no trabalho no setor público - proposta de uma ferramenta web para apoiar a coleta de dados do inventário de avaliação de qualidade de vida no trabalho (IA_QVT) . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Transformação Digital .
  7. João Vitor Lopes de Farias, Jornada - o uso de RPG em um processo de aprendizagem , 2023 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Aprendizagem Ativa .
    Na última década a gamificação ganhou maior destaque devido sua capacidade de gerar motivação e engajamento aplicando elementos de jogos em contextos de não jogos. A adesão da gamificação no processo de ensino é uma forma de incentivar a participação e constância dos estudantes durante a aprendizagem. O RPG (Role-Playing Game) é um gênero de jogo caracterizado principalmente por quatro elementos - a narrativa da história, os personagens, o sistema de progresso e os desafios. Estes elementos do RPG são fundamentais para gerar interesse nos jogadores. Quando aplicado no ambiente de ensino, o RPG consegue promover uma maior interação e imersão dos estudantes. Levando isso em consideração, este trabalho apresenta um processo de aprendizado que aplica conceitos de gamificação em conjunto com elementos de RPG, denominado Jornada, cuja proposta é aumentar o engajamento e motivação dos estudantes. A partir da aplicação deste processo em uma turma da disciplina de Interação Humano-Computador (IHC) da Universidade de Brasília (UnB), foi possível realizar uma coleta de informações utilizadas para avaliar a viabilidade de utilização de processo em sala de aula.
  8. Lucas Naves Cauê Oliveira, Universidade das Heurísticas - um jogo para o apoio a aprendizagem das heurísticas de Nielsen . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Gamificação, Qualidade de Software .
  9. Marcelo Victor de Sousa Silva, FormsGeo - um aplicativo para pesquisas sociais com geolocalização . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Engenharia de Requisitos, Transformação Digital .
  10. Pedro Cella André Freitas, Uma evolução do projeto Agromart - implantação individualizada e automatizada de um ambiente de CSA . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): André Lanna . Tags: Software Verde, Transformação Digital .
  11. Renan Pinheiro, Estudo de caso da melhoria do processo de verificação e validação de software em um órgão do setor público . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Verificação, Validação e Testes .
  12. Ícaro Oliveira Augusto Silva, Extração de informações sobre usabilidade a partir de comentários dos aplicativos feitos na Play Store . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Processamento de Linguagem Natural, Qualidade de Software .
  13. Ítalo Alves Guimarães, Implementação de um aplicativo de apoio para a disciplina gamificada em IHC . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2023 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Aprendizagem Ativa .
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar a implementação de um aplicativo para a disciplina gamificada de Interação Humano-Computador na Universidade de Brasília(UnB). A gamificação é uma abordagem que utiliza elementos de jogos para engajar e motivar os alunos em seu processo de aprendizagem. O aplicativo desenvolvido visa complementar a experiência da disciplina de IHC, oferecendo recursos e funcionalidades gamificadas que promovam a participação ativa dos alunos. Para alcançar esse objetivo, foram utilizados métodos e conceitos da Engenharia de Software, que incluiu o estudo da literatura relevante aos RPG’s e ao framework Octalysis, a coleta de requisitos, bem comoo Scrum. Neste trabalho, é apresentado o levantamento de requisitos, sua priorização e as especificações técnicas do sistema que foi implementado no Trabalho de Conclusão de Curso 2. Além disso, é apresentada a arquitetura de desenvolvimento que define as tecnologias e o ambiente em que foi desenvolvido o sistema, um teste de conceito que inclui o protótipo das telas do sistema com algumas das funcionalidades na tecnologia utilizada, e a modelagem relacional das entidades e dados. Por fim, é apresentada a implementação do aplicativo, com um resumo do desenvolvimento e a conclusão obtida.
  14. Amanda Emilly Muniz de Menezes, Identificação de fatores que afetam a Evasão no Ensino Superior . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Cristiane Ramos, Sergio Freitas . Tags: Educação, Análise da Aprendizagem .
    A identificação de fatores que influenciam a evasão acadêmica é vital para que as coordenações possam tomar medidas preventivas contra a desistência estudantil. Esta monografia tem como objetivo explorar o estado atual da pesquisa na área, buscando compreender os principais fatores associados à evasão acadêmica e sua aplicabilidade em modelos preditivos de evasão. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, exploratória e explicativa de caráter aplicado, utilizando técnicas de estudo de caso e revisão bibliográfica. A análise sistemática da literatura indicou que a evasão pode ser prevista por meio de fatores acadêmicos, demográficos e de aprendizagem. Utilizando esses fatores, modelos preditivos foram desenvolvidos com o auxílio de algoritmos de aprendizado de máquina, cujas previsões se mostraram sensíveis às alterações no fluxo dos cursos. Conclui-se que os fatores acadêmicos, demográficos e de aprendizagem são eficazes na predição de evasão, sendo importante a seleção e o modo de aplicação desses fatores para alcançar resultados preditivos precisos. Além disso, a aplicação de fatores acadêmicos em modelos preditivos exige consideração do contexto específico dos dados analisados.
  15. Ateldy Brasil Filho, Avaliação de gamificação - uma aplicação prática em uma empresa júnior . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Gamificação, Educação .
  16. Caio Beleza, Problemas em interfaces de software que induzem usuários ao erro e como evitá-los . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Qualidade de Software .
  17. Filipe Silva, Estado da prática da manutenção de software no contexto de startups de software em early stage . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Arquitetura de Software, Transformação Digital .
  18. Iolane Andrade, O uso de testes exploratórios - uma aplicação prática . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Ricardo Ajax . Tags: Verificação, Validação e Testes, Qualidade de Software .
  19. Letícia Karla Soares Rodrigues de Araújo, Identificação de fatores que afetam a Evasão no Ensino Superior . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Cristiane Ramos, Sergio Freitas . Tags: Educação, Análise da Aprendizagem .
    A identificação de fatores que influenciam a evasão acadêmica é vital para que as coordenações possam tomar medidas preventivas contra a desistência estudantil. Esta monografia tem como objetivo explorar o estado atual da pesquisa na área, buscando compreender os principais fatores associados à evasão acadêmica e sua aplicabilidade em modelos preditivos de evasão. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, exploratória e explicativa de caráter aplicado, utilizando técnicas de estudo de caso e revisão bibliográfica. A análise sistemática da literatura indicou que a evasão pode ser prevista por meio de fatores acadêmicos, demográficos e de aprendizagem. Utilizando esses fatores, modelos preditivos foram desenvolvidos com o auxílio de algoritmos de aprendizado de máquina, cujas previsões se mostraram sensíveis às alterações no fluxo dos cursos. Conclui-se que os fatores acadêmicos, demográficos e de aprendizagem são eficazes na predição de evasão, sendo importante a seleção e o modo de aplicação desses fatores para alcançar resultados preditivos precisos. Além disso, a aplicação de fatores acadêmicos em modelos preditivos exige consideração do contexto específico dos dados analisados.
  20. Lucas Macêdo Lucas Rodrigues, Inovações tecnológicas na agricultura familiar - Agromart . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): André Lanna . Tags: Software Verde, Educação .
  21. Luiz Henrique Fernandes Zamprogno, Chatbot gamificado para consulta de informações acadêmicas . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Inteligência Artificial .
  22. Rafael Pinheiro, Uma abordagem para apoiar a inicialização de programas de melhoria de processo de software a partir da priorização das expectativas de benefícios . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Ricardo Ajax . Tags: Qualidade de Software .
  23. Rafael Santos Teodosio, $tudy - um sistema gamificado de educação financeira . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Educação .
    O objetivo deste trabalho é projetar e implementar um sistema gamificado para educação financeira. O método utilizado foi a construção típica da engenharia de software com levantamento de requisitos bem como o estudo da literatura referentes aos frameworks de gamificação, em especial ao Octalysis, juntamente com o estudo das metodologias de desenvolvimento de software utilizadas para o planejamento do sistema. No presente trabalho é apresentados o levantamento de requisitos e sua priorização bem como as especificações necessárias para o sistema implementado, também é apresentado um protótipo onde é definida a identidade visual e o protótipo das telas presentes no sistema juntamente com a modelagem relacional dos dados e suas entidades, além de apresentar a arquitetura da aplicação onde mostra como foi estruturada a aplicação, e sua versão final.
  24. Sannya Arvelos, Planejamento de melhoria de processo de software baseado em análise de issues . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Engenharia de Requisitos, Verificação, Validação e Testes .
  25. Victor Eduardo Araujo Ribeiro, Chatbot gamificado para consulta de informações acadêmicas . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Inteligência Artificial .
  26. Vítor Xoteslem, Elaboração de estratégia de testes em equipe de voluntários geograficamente distribuída . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Verificação, Validação e Testes, Trabalho em Equipe .
  27. Érico Maximiano Bandeira, Pixel - uma ferramenta gamificada para aprendizagem de critérios de usabilidade . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2022 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Aprendizagem Ativa .
    O uso de gamificação na área de interação humano-computador tem se tornado uma prática para engajar e motivar os usuários. Neste trabalho é abordada a prática de gamificação no processo de avaliação da usabilidade. O processo de design da gamificação voltado a usabilidade é particular para cada ambiente de aplicação e grupo de usuários. Tendo em vista que os projetos de gamificação, em geral, têm resultados positivos, mesmo abordando objetivos diferentes em relação ao engajamento e a motivação. Levando isso em consideração, este trabalho apresenta a aplicação de um produto de software gamificado que tem como proposta engajar e motivar os alunos de graduação a estudar critérios de usabilidade. Foi usada a metodologia de revisão sistemática da literatura para o embasamento teórico para o desenvolvimento da aplicação gamificada denominada Pixel. Na aplicação do Pixel em uma turma de interação humano-computador gerou dados e informações, os quais foram utilizados na avaliação e analise da motivação, do engajamento e do uso de critérios de usabilidade pelos estudantes.
  28. Gabriela da Gama Piveta, Green Software Business Guide . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2021 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Software Verde .
  29. Ronyell Santos, Utilização de operações de refatoração para aprimoramento de variabilidade em sistemas de software . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2021 Orientador(es): André Lanna . Tags: Engenharia de Requisitos, Verificação, Validação e Testes .
  30. Weiller Fernandes Pereira, Revisão sistemática da literatura sobre o uso de frameworks na construção de uma gamificação na educação . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2021 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Educação .
    A aplicação de processos gamificados na área de educação tem se tornado uma prática cada vez mais comum ao longo das últimas décadas. Cada projeto apresenta características únicas, fazendo uso de técnicas distintas e sendo aplicado em diversas modalidades e níveis de ensino. Contudo, criar uma gamificação não se trata apenas de inserir elementos de jogos em uma determinada atividade. Existem ferramentas que são concebidas com o intuito de auxiliar nesse processo de criação, fornecendo um passo a passo que contém métodos e mecânicas que devem ser seguidos por quem deseja desenvolver um projeto gamificado. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura, que busca encontrar essas ferramentas, chamadas de frameworks ou modelos de gamificação, e combinar os dados encontrados com outros critérios extraídos como os países e o nível de ensino que esses frameworks são usados. Esta revisão foi dividida em três etapas planejamento, execução e sumarização. No planejamento foram definidos a questão de pesquisa, a string de busca, os critérios de aceitação e as informações a serem extraídas. Na execução a revisão é feita, com a seleção dos estudos primários e a extração dos dados. Na sumarização os resultados são gerados através de gráficos. Ao final uma avaliação foi feita, considerando os resultados obtidos sobre o uso de frameworks de gamificação em conjunto com outros critérios de extração usados na revisão.
  31. Laércio Sousa Júnior, Determinando a taxa de autoria dentro de um projeto usando Git . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2020 Orientador(es): André Lanna . Tags: Arquitetura de Software, Transformação Digital .
  32. Victor Deon, PGTBL - plataforma de gerenciamento de Team-Based Learning . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2020 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Trabalho em Equipe, Aprendizagem Ativa .
  33. Bruno Contessotto Bragança Pinheiro, Active Gamification - A process for successful gamification . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2019 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação .
  34. aigo Gonçalves, Apoio a promoção da visibilidade da dívida técnica . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2019 Orientador(es): André Lanna . Tags: Qualidade de Software, Verificação, Validação e Testes .
  35. Luis Guimarães Jonathan Paiva, NotifiCar - aplicativo para monitoramento da situação dos automóveis de uma cidade . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2019 Orientador(es): André Lanna . Tags: Arquitetura de Software, Transformação Digital .
  36. Paulo Markes Rodrigues de Oliveira Calado, Estratégia para identificar oportunidades de melhoria em aplicações gamificadas . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2018 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Engenharia de Requisitos .
    Atualmente, as pessoas estão dedicando cada vez mais horas ao uso de dispositivos conectados à internet, tornando-se um desafio capturar e manter a atenção de um público específico. A distração é instantânea; basta um momento de desatenção para que todos comecem a verificar notificações em seus celulares. A rapidez com que novas tecnologias e softwares são adotados é igualada apenas pela velocidade com que são abandonados. Diante desse cenário, uma estratégia emergente em diversos campos é incorporar elementos lúdicos como meio de promover engajamento, um conceito conhecido como gamificação. Embora a gamificação se mostre uma abordagem promissora, é essencial que ela evolua constantemente para se manter atraente e alinhada com as expectativas e o desenvolvimento de seu público. A análise criteriosa de uma iniciativa gamificada, visando a identificação de áreas para aprimoramento, é vital para determinar direções de evolução. Portanto, este estudo tem como finalidade definir uma estratégia que possibilite o reconhecimento de potenciais melhorias em aplicações gamificadas. Tais melhorias são destacadas pela avaliação de indicadores do projeto que medem a usabilidade e pelo feedback direto dos usuários após a experimentação da aplicação. A interação direta com os usuários possibilita que ajustes sejam informados pelas perspectivas daqueles a quem o projeto se destina. A convergência das visões dos usuários em favor das melhorias sugeridas valida a eficácia da estratégia proposta.
  37. Leandro Alves Ferreira Santos, Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2017 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Educação, Aprendizagem Ativa .
    O uso de softwares tem crescido à medida que há popularização dos computadores. Têm surgido, tanto na academia quanto no mercado, soluções tecnológicas para diversas áreas, entre elas a educação. Por outro lado, o ensino e aprendizado em sala de aula continua sofrendo com problemas educacionais clássicos, como falta de motivação de alunos e professores e carência de objetivos educacionais claros. E, apesar de softwares auxiliarem o aprendizado de diversas disciplinas e idades, o público infantil, em especial quanto à matemática, tem sido pouco contemplado com os benefícios que soluções tecnológicas podem trazer. Por isso, o uso de abordagens pedagógicas, como Taxanomia de Bloom e Avaliação Formativa, juntamente com técnicas de gamificação, como o Octalysis, podem ser utilizados para desenvolver uma solução tecnológica que contemple este público. O presente trabalho tem por objetivo projetar e desenvolver um software para auxiliar o ensino e aprendizado de matemática para crianças em sala de aula. Entre os resultados obtidos, estão estão o projeto de gamificação no Octalysis, os tipos de questões e abordagem pedagógica a serem usadas, além do próprio software em funcionamento.
  38. Tiago Ribeiro de Assunção, Aplicação da gamificação na Rede Social About . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2017 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Habilidades Socioemocionais .
    Nos últimos anos, as redes sociais têm alcançado uma visibilidade significativa no cenário tecnológico, estabelecendo-se como um canal predominante de comunicação e disseminação de informações entre os usuários digitais. A Rede Social About (RSA), uma plataforma desenvolvida por um estudante da Universidade de Brasília, exemplifica este fenômeno ao atrair usuários para seu uso inicial. Contudo, enfrenta desafios em reter esses usuários a longo prazo. A gamificação emerge como uma metodologia promissora nesse contexto, empregando técnicas projetadas para motivar e engajar os usuários na realização de atividades específicas, sustentando seu interesse ao longo de diferentes estágios de interação com o software. Este estudo propõe-se a integrar um framework de gamificação à Rede Social About (RSA), configurando-se como um projeto de desenvolvimento tecnológico. O objetivo é superar os desafios de retenção de usuários identificados na RSA, aplicando princípios de gamificação que incentivam a participação contínua e engajada dos usuários. Através desta abordagem, busca-se não apenas aumentar o tempo de uso da plataforma, mas também enriquecer a experiência do usuário, promovendo um envolvimento mais profundo e significativo com a rede social. Este trabalho, portanto, representa uma contribuição valiosa para o campo do desenvolvimento de software social, ao explorar a aplicação de estratégias de gamificação como meio de melhorar a dinâmica de interação usuário-plataforma nas redes sociais.
  39. Yeltsin Suares Gama, Sistema de apoio ao aprendizado. . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2017 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Análise da Aprendizagem, Inteligência Artificial .
  40. Attany Nathaly Lima Araújo, Processo de construção de uma base de experiências para laboratórios de P&D , 2016 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Habilidades Socioemocionais, Trabalho em Equipe .
    Os funcionários são os principais ativos de organizações de software e a indústria de software é caracterizada por frequentes mudanças tecnológicas, o que acarreta um fluxo contínuo de novos conhecimentos. Devido ao volume de conhecimento, as organizações de software têm problemas em identificar o conteúdo, localização e uso do conhecimento, ou seja, dificuldade em realizar a gestão deste conhecimento. A Fábrica de Experiências pode ser considerada para representar a iniciativa de gestão do conhecimento. Um passo básico dentro da Fábrica de Experiências é a base de experiências. O propósito deste trabalho é a abstração do processo de construção de uma base de experiências para laboratórios de P&D, inseridos no contexto de ensino de Engenharia de Software de uma universidade pública brasileira, e que não possuem um processo de gestão do conhecimento definido. Para isto, foi realizado um estudo de caso em dois laboratórios de P&D - ITRAC (Information Technology - Research and Application Center) e LFS (Laboratório Fábrica de Software), idealizados a partir da necessidade de criação de um ambiente que propusesse, aos alunos, experiências relacionadas ao desenvolvimento de software, processos e metodologias dessa área. A implementação da base experiências para laboratórios de P&D pôde ser realizada com base em um processo de estruturação da base de experiências, dentro de um modelo de Fábrica de Experiências que foi adaptado ao contexto dos laboratórios de P&D. O processo adotado atende ao objetivo do trabalho, visto que, por meio dele, foi possível construir uma base de experiências para manter os conhecimentos gerados pelos objetos de estudo. Com isto, a ferramenta OwnCloud tornou-se a base de experiências dos laboratórios de P&D ITRAC e LFS.
  41. Cristóvão de Lima Frinhani, Aplicação de processamento de linguagem natural - uma ferramenta de apoio à correção de questões dissertativas . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2016 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina .
    No contexto da educação a distância (EAD), que tem visto uma expansão global, um dos desafios mais significativos reside na escalabilidade da avaliação de questões dissertativas. Este desafio afeta a eficiência dos tutores e a qualidade do feedback fornecido aos alunos, uma vez que a correção de tais questões demanda considerável tempo. Com o objetivo de enfrentar essa problemática, foi desenvolvido um sistema de apoio à pré-avaliação que utiliza processamento de linguagem natural (PLN) e aprendizado de máquina (AM) para automatizar a atribuição de notas preliminares às respostas dos alunos. O sistema proposto é dividido em duas partes principais - a primeira aplica algoritmos de similaridade semântica para comparar as respostas dos alunos com os gabaritos fornecidos; a segunda parte é uma interface web que facilita o cadastro de questões e gabaritos, a submissão de respostas pelos alunos e permite que o tutor avalie as respostas. A precisão do sistema é continuamente aprimorada através do feedback do tutor, permitindo ao AM ajustar os critérios de avaliação de acordo com as necessidades. O sistema foi testado na disciplina de fundamentos de arquitetura de computadores, onde demonstrou a capacidade de atribuir notas significativas às respostas dos alunos e revelou uma melhoria na precisão das avaliações com base no feedback do tutor. Conclui-se que o sistema de apoio à pré-avaliação apresenta uma solução promissora para os desafios enfrentados na avaliação de questões dissertativas em ambientes de EAD, promovendo uma melhoria na escalabilidade do processo de correção e na qualidade do feedback fornecido, com potencial de aplicação em diversas áreas do conhecimento.
  42. João Vitor de Moura Rosa Silva, SAMI - Sistema para análise de métricas de indicadores de aprendizagem , 2016 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Aprendizagem Ativa .
    Este estudo visa desenvolver e implementar um sistema dedicado à análise de métricas de indicadores de aprendizagem para o programa Aprendizagem para o Terceiro Milênio (A3M), funcionando como o principal ponto de acesso para usuários interessados em explorar essas métricas. O sistema, baseado na web, foi concebido através de uma revisão bibliográfica sobre engenharia de software, focando em metodologias de desenvolvimento. Este processo incluiu a elicitação, desenvolvimento e priorização de requisitos, além da modelagem das necessidades específicas para a construção do sistema. A etapa inicial envolveu o planejamento e a modelagem detalhada do SAMI, incluindo a prototipação e a definição de requisitos prioritários. Com base nessas informações, o projeto avançou para a fase de implementação e testes do sistema.
  43. Leandro Veloso Rodrigues, Um estudo sobre a contribuição do Programa Ciências Sem Fronteiras para o desenvolvimento de competências comportamentais da engenheira de software . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2016 Orientador(es): Sergio Freitas, Fabiana Mendes . Tags: Habilidades Socioemocionais .
    Competências comportamentais se relacionam com os conhecimentos, atitudes e habilidades não técnicas associadas às áreas - social, pessoal e cognitiva. As competências comportamentais são igualmente importantes para o sucesso de qualquer projeto de software quanto as competências técnicas. Muitas vezes elas estão intimamente ligadas ao sucesso de uma tarefa que um engenheiro de software exerce. Algumas formas de desenvolver competências comportamentais estão ligadas a exposição pessoal a novos desafios e situações. O Ciências Sem Fronteiras (CsF) é um programa que busca, entre outros objetivos, desenvolver, capacitar e estimular as competências técnicas e não técnicas dos estudantes dos cursos de ciências no país. A Engenharia de Software (ES) é uma das graduações que se beneficiam deste programa. No entanto, quais são os reais ganhos referentes às competências comportamentais para os engenheiros de softwares participantes do programa de intercâmbio acadêmico CsF? Este trabalho buscou responder tal questão ao mapear as competências comportamentais essenciais aos formandos em ES e verificar como a experiência proporcionada pelo CsF as afetam. Para o alcance deste objetivo, um protocolo de revisão sistemática foi adaptado possibilitando a obtenção de um conjunto de competências. A verificação de como os egressos do programa, oriundos dos cursos de ES da UnB Gama, perceberam o desenvolvimento deste conjunto de competências foi obtido por meio da aplicação de um survey. De acordo com a execução deste trabalho, os estudantes acreditam que se comunicam melhor, não apenas em português, detêm uma maior capacidade de agir criticamente e obter novos conhecimentos, são mais responsáveis e sensíveis a diferentes culturas. Assim, na perspectiva dos estudantes de ES, a participação no programa CsF contribuiu para o desenvolvimento de importantes competências comportais esperadas em um Engenheiro de Software.
  44. Ludimila da Bela Cruz, Ferramenta de apoio a construção de projetos de gamificação . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2016 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, .
    A motivação constitui o impulso que direciona as pessoas a atingirem metas, objetivos ou a solucionarem problemas. Este projeto propõe o desenvolvimento de uma ferramenta que, por meio da utilização de elementos de gamificação, oferece ao usuário a capacidade de modelar essa motivação. A ideia de empregar a gamificação para fazer com que as pessoas se sintam motivadas no cotidiano, de forma semelhante à experiência ao jogar, tem sido explorada por diversos autores nos últimos anos. Integrar a tecnologia com a gamificação tem o objetivo de expandir o alcance da gamificação ao público. A gamificação não somente emprega elementos lúdicos para motivar, mas também gera engajamento, fazendo com que as pessoas se comprometam com suas metas pessoais, os objetivos corporativos ou qualquer outro propósito no qual a gamificação seja aplicada. O desenvolvimento da ferramenta começou com uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual um modelo de gamificação específico foi selecionado para fundamentar o núcleo da ferramenta. A concepção inicial foi criada visando fornecer aos usuários um recurso de suporte para a elaboração de projetos de gamificação. A ferramenta desenvolvida reflete essa filosofia.
  45. Wilker Mesquita de Assunção, Ambiente de aprendizagem gamificado para ensino de algoritmos . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2016 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Gamificação, Educação .
    O emprego de softwares tem-se expandido significativamente na sociedade, incluindo os ambientes de aprendizagem virtual. Com os avanços tecnológicos, os métodos pedagógicos têm experimentado uma evolução, surgindo novas abordagens que buscam maximizar esses avanços para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. Este estudo apresenta a adaptação de um ambiente virtual de aprendizagem dedicado ao ensino de algoritmos, empregando técnicas de Gamificação, conforme proposto por Yu-kai Chou, em conjunto com as estratégias pedagógicas desenvolvidas por Salman Khan. Foi utilizado o ambiente de aprendizagem virtual Moodle para estruturar um curso completamente gamificado sobre algoritmos, com o apoio dos softwares Funifier e Scratch. O curso online, com duração de um mês, é organizado em tarefas semanais que cobrem os conceitos básicos de algoritmos computacionais, integrando elementos de gamificação como pontos, medalhas e rankings, visando engajar e motivar os alunos de maneira eficaz.
  46. Igor Ramos, Proposta de metodologia para criação de mapas em estudos de mapeamento sistemático baseada em conhecimentos relacionados à ontologias . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2015 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Transformação Digital, Inteligência Artificial .
  47. Luciano Endo, Métricas de apoio a estimativa de esforço para o desenvolvimento de sistemas de Business Intelligence . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2015 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Arquitetura de Software .
  48. Thiago Honorato, Uma proposta de método de escolha para sistemas CMSs . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2015 Orientador(es): Ricardo Ajax . Tags: Engenharia de Requisitos, Transformação Digital .
  49. Tiago Querubim, Proposta de um conjunto de competências para um Scrum Master . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2015 Orientador(es): George Marsicano . Tags: Habilidades Socioemocionais, Trabalho em Equipe .
  50. Victor Carvalho, Análise de impacto do uso de técnicas de programação no desempenho de aplicações AndroidTM . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2015 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Qualidade de Software, Verificação, Validação e Testes .
  51. Breno Cruz, Um mapeamento sistemático de métricas para metodologias ágeis Scrum, Kanban e XP . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2014 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Arquitetura de Software .
  52. Giancarllo Soares, Proposta de um conjunto de competências para um time ágil . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2014 Orientador(es): George Marsicano . Tags: Habilidades Socioemocionais, Trabalho em Equipe .
  53. Guilherme Fay Vergara, Implantação de softwares como serviço em uma nuvem privada para a fábrica de software da FGA . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2014 Orientador(es): Sergio Freitas, Edna Canedo . Tags: Arquitetura de Software .
    O objetivo deste trabalho é trazer ao leitor primeiramente o estado da arte sobre computação em nuvem, posteriormente, uma breve indicação de ferramentas para computação em nuvem, passando por todos os níveis de arquitetura, e posteriormente a proposição de um modelo de implantação de computação em nuvem para a fábrica de software da faculdade do Gama e por último, a implantação de parte deste modelo. A implantação destes serviços é dentro de uma nuvem privada, alocada dentro dos servidores do CEBRASPE. Os principal serviços disponíveis são - O expresso que é um sistema que é mantido principalmente pelo SERPRO, e o Owncloud um software que implanta o compartilhamento de aquivos na nuvem. Estes serviços servem principalmente para aumentar a produtividade dos membros da fábrica, e aumentar a sua colaboratividade nos projetos desenvolvidos.
  54. Rafael Ferreira dos Santos, Avaliação da implantação de um sistema de Service Desk baseado em ITIL v3 - estudo de caso em um órgão público . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2014 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Transformação Digital .
    Este trabalho visa avaliar a implementação de uma ferramenta de Service Desk para gerenciamento de serviços de TI em um órgão público, alinhada aos seus objetivos estratégicos, operações diárias, necessidades organizacionais e à biblioteca de infraestrutura ITIL v3. Os serviços de TI são essenciais para as atividades organizacionais, sendo as aplicações que gerenciam esses serviços componentes integrantes dessa estrutura, uma vez que proporcionam aos clientes acesso aos serviços. No contexto de instituições públicas, a crescente demanda por atendimento de qualidade ao público sublinha a importância de aplicações eficazes de gerenciamento de TI que se adaptem às constantes mudanças no campo da TI. O estudo identifica a falta de um gerenciamento de serviços de TI adequado ou falho como causa de problemas na disponibilidade dos serviços, alocação excessiva de recursos para solucionar problemas recorrentes e consequências negativas para a reputação da TI. Foca no cenário do Ministério "A", destacando a necessidade de uma ferramenta eficaz de Gerenciamento de Serviços de TI, o OTRS, baseada no processo de Gestão de Incidentes para melhorar o Índice de Governança de TI (iGovTI). Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo avaliar o processo de implementação do OTRS e seu potencial para aprimorar a governança em Gerenciamento de Serviços de TI.
  55. Ramaiane Silva, Qualidade na modelagem de processos de software . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2014 Orientador(es): Fabiana Mendes . Tags: Qualidade de Software .
  56. Vinicius Brito, Proposta de um conjunto de competências para um Product Owner . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2014 Orientador(es): George Marsicano . Tags: Habilidades Socioemocionais, Trabalho em Equipe .
  57. Antonio Silva Júnior, Apoio ferramental ao processo de garantia da qualidade - QUASAR – Qualidade de Software e Avaliação de Resultados . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2013 Orientador(es): Cristiane Ramos . Tags: Qualidade de Software, Verificação, Validação e Testes .
  58. Greg Ouyama Martins, Avaliação de algoritmos para ordenação de documentos digitais recuperados em busca . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - UnB, 2013 Orientador(es): Sergio Freitas . Tags: Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural .
    A origem da busca por informação remonta às bibliotecas, onde era possível recuperar o necessário por meio de consultas em cartões de catálogos, organizando os livros por título, autor, ano ou editora. Com o progresso tecnológico, esse processo foi automatizado, permitindo a execução dessas tarefas por computadores. No entanto, devido ao vasto volume de informações disponíveis, localizar informações específicas com eficiência pode ser desafiador, tornando a busca uma tarefa exaustiva e complexa. Para resolver esse desafio, há estudos e implementações sobre a ordenação de informações recuperadas. É pertinente também a aplicação de técnicas para consultas customizadas, baseadas em critérios definidos pelos usuários. Este trabalho propõe analisar a eficácia de algoritmos dinâmicos e estáticos na ordenação de informações recuperadas, explorando a personalização de consultas em motores de busca open source. Avaliaremos qual algoritmo oferece maior precisão, utilizando métricas de precisão x recall, quais permitem um grau de personalização nas consultas, incluindo perfis de usuários das quatro engenharias da Universidade de Brasília - Faculdade do Gama, e como a engenharia de software pode aprimorar a ordenação e recuperação de informações.
  59. Giulia Lobo Barros, Melhoria de um processo de engenharia de requisitos de software . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, 2023 Orientador(es): Cristiane Ramos, Ricardo Ajax . Tags: Engenharia de Requisitos .
  60. Guilherme Daniel Fernandes da Silva, Qualidade de software e envelhecimento populacional: uma análise com base nos dados da TIC Domicílios . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, 2023 Orientador(es): Marilia Miranda Forte Gomes, Ricardo Ajax . Tags: Qualidade de Software .
  61. Lorrayne Alves Cardozo, Qualidade de software e envelhecimento populacional: uma análise com base nos dados da TIC Domicílios . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, 2023 Orientador(es): Ricardo Ajax . Tags: Qualidade de Software .
  62. Ricardo de Castro Loureiro, Tecnologias para a inclusão: Métricas para avaliação da acessibilidade de páginas web para pessoas com deficiência visual . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, 2023 Orientador(es): Cristiane Ramos, Ricardo Ajax . Tags: Qualidade de Software .
  63. Nathalia Lorena Cardoso Dias, Por que processos de melhoria de software já definidos não estão sendo utilizados pelas empresas? Uma revisão da literatura . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, 2024 Orientador(es): Cristiane Ramos, Fabiana Mendes . Tags: Qualidade de Software .
  64. Júlia Farias Sousa, Análise sobre a percepção dos discentes quanto a utilização de EaD no curso de Engenharia de Software, FGA/UnB . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, 2023 Orientador(es): George Marsicano . Tags: Educação, Engenharia de Software .
  65. Rafael Berto Pereira, Da definição de orientações de engenharia de software ao uso complementar do ChatGPT: um Estudo de Caso das startups no Governo Federal . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, 2023 Orientador(es): George Marsicano . Tags: Transformação Digital, Engenharia de Software .
  66. Luis Bruno Fidelis Gomes, Business Intelligence aplicada à saúde: painéis de monitoramento para profissionais de saúde da Rede de Atenção Psicossocial . Bacharelado em Engenharia de Software - UnB, 2023 Orientador(es): George Marsicano . Tags: Inteligência Artificial .