Gamificação do CEDIS revoluciona o ensino de Software na FGA
Brasília, 1 de março de 2023
Gamificação inovadora do Prof. Sergio Freitas engaja estudantes de Engenharia de Software com uma abordagem lúdica e eficaz.
A disciplina de Desenvolvimento de Software na Faculdade do Gama (FGA) da Universidade de Brasília (UnB) está causando um verdadeiro alvoroço com sua abordagem inovadora de ensino, graças à introdução da gamificação “Alvorecer Feudal” pelo Prof. Sergio Freitas .
Direcionada tanto para alunos da ABI Engenharias até o terceiro período quanto para estudantes de Engenharia de Software, a disciplina agora se destaca com uma metodologia de ensino pioneira e altamente eficaz. “Alvorecer Feudal” não é apenas um jogo; é uma transformação pedagógica que coloca o aluno no centro do processo de aprendizado, tornando-o mais envolvente e motivador.
Baseado no framework Octalysis, desenvolvido por Yu-kai Chou, o curso alia teoria e prática, equilibrando motivações extrínsecas e intrínsecas para criar um ambiente de aprendizagem adaptado e personalizado. A introdução de recursos tecnológicos avançados, como aplicativos MS Power Apps, site Sharepoint, dashboards no Power BI e um guia temático do jogador, todos integrados à plataforma Microsoft 365, adiciona uma camada extra de interatividade e engajamento.
O aspecto gamificado da disciplina é refletido em seus variados papéis para os jogadores, incluindo Monarca (professor), Duques (líderes de equipe) e Conselheiros (estudantes avançados), com pontuações feitas através de “Patacas” e a organização dos alunos em feudos temáticos. Esta narrativa cativante serve como pano de fundo para as atividades, incentivando colaboração e imersão no conteúdo.
Desde sua introdução no semestre letivo de 2021/2, a disciplina tem mostrado uma aderência impressionante dos alunos, com as turmas quase sempre atingindo a capacidade máxima. A flexibilidade da disciplina, que transitou do formato presencial para o remoto e vice-versa, em resposta ao cenário global, demonstra sua adaptabilidade e relevância.
“Alvorecer Feudal” não é apenas um método de ensino; é um indicativo da evolução no ensino de engenharia A disciplina é um verdadeiro exemplo de como a inovação e a tecnologia podem transformar a educação, promovendo um aprendizado mais eficaz, envolvente e adaptado às necessidades dos alunos de hoje.
Para conhecer mais sobre a gamificação, contate o Prof. Sergio Freitas em: sergiofreitas@unb.br.