Artigo sobre processo de desenvolvimento de chatbots gamificados é apresentado em conferência internacional

Brasília, 6 de setembro de 2024

O artigo Gamified Chatbot Management Process: A way to build gamified chatbots, desenvolvido pelo mestre Arthur Temporim, ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPCA) da Universidade de Brasília (UnB), foi apresentado no IntelliSys 2024, realizado em 5 e 6 de setembro em Amsterdam, Países Baixos.

O artigo, que é parte da dissertação de mestrado de Arthur, defendida no início deste ano, descreve o Gamified Chatbot Management Process (GCMP), um processo que integra gamificação e aprendizado de máquina no desenvolvimento de chatbots. O trabalho aborda as etapas de planejamento, implementação e análise de chatbots gamificados, propondo uma metodologia que pode ser adaptada a diferentes requisitos de projetos.

O estudo contou com a orientação do Prof. Sergio Antonio Andrade de Freitas e a colaboração da Profa. Cristiane Soares Ramos, ambos do CEDIS da UnB.

O artigo foi apresentado no 10º Congresso Internacional sobre Sistemas Inteligentes (IntelliSys 2024) e é um dos resultados da dissertação de Arthur, que tem foco na combinação de técnicas de gamificação e IA para criar soluções interativas e engajadoras.

O artigo completo pode ser acessado aqui.