Projeto Canal Ciência

Descrição do Projeto

Sob a orientação dos pesquisadores Sergio Freitas e Cristiane Ramos , o projeto aprimorou a experiência do usuário do Canal Ciência. Ao empregar técnicas avançadas de gamificação, foi proposta uma abordagem mais envolvente e motivadora para a disseminação científica.

Objetivos do Projeto

Os principais objetivos deste projeto foram:

  1. Identificar o público-alvo do Canal Ciência;
  2. Desenvolver perfis motivacionais com o auxílio da ferramenta Octalysis;
  3. Estabelecer indicadores para avaliar a satisfação e motivação dos usuários; e
  4. Implementar a gamificação no Portal Canal Ciência.

Foi realizada uma avaliação rigorosa da versão gamificada do Canal Ciência, visando medir seu impacto na experiência do usuário e a eficácia da disseminação de conteúdos científicos por meio da gamificação.

Metodologia e Implementação

A implementação ocorreu na plataforma WordPress, a base atual do Canal Ciência. As técnicas de gamificação foram cuidadosamente integradas, e sua eficácia foi monitorada através de indicadores específicos criados pela equipe do CEDIS, permitindo ajustes e melhorias contínuas ao longo do projeto.

Resultados e Publicações

Os resultados deste projeto levaram à publicação de importantes trabalhos acadêmicos:

  1. Um Processo para Identificar Perfis Motivacionais de Jogadores para Projetos de Gamificação: Este artigo apresentou um novo processo para definir perfis motivacionais, utilizando três estratégias — avaliação por juízes, dinâmicas de jogos e o questionário Intrinsic Motivation Inventory (IMI). O processo foi aplicado ao Canal Ciência para engajar estudantes brasileiros em ciência. DOI: 10.1007/978-3-031-64608-9_4.
  2. Criando Ambientes de Aprendizagem Personalizados Através de Perfis Motivacionais: Este estudo explorou como perfis motivacionais, ajustados para diferentes faixas etárias, podem personalizar ambientes de aprendizagem, melhorando o engajamento e os resultados educacionais. A pesquisa envolveu mais de 580 participantes e analisou como as estratégias de gamificação foram adaptadas para atender às necessidades dos usuários. (A ser publicado, 2024).

Notícias e Atualizações

Fique informado sobre o desenvolvimento do projeto através dos seguintes artigos de notícias:

Lançamento da Gamificação

O projeto de gamificação culminou no lançamento da Jornada Galáctica. Explore-o aqui:

Equipe

Este projeto contou com a colaboração de especialistas do CEDIS e do IBICT, coordenados por Leda Sampson (IBICT). Também incluiu a participação de alunos de Engenharia de Software como Bolsistas de Iniciação Científica:

Mylena Angélica Silva Farias
Marcus Vinicius Martins
Wildemberg Sales