Projeto Canal Ciência
Descrição do Projeto
Sob a orientação dos pesquisadores Sergio Freitas e Cristiane Ramos , o projeto aprimorou a experiência do usuário do Canal Ciência. Ao empregar técnicas avançadas de gamificação, foi proposta uma abordagem mais envolvente e motivadora para a disseminação científica.
Objetivos do Projeto
Os principais objetivos deste projeto foram:
- Identificar o público-alvo do Canal Ciência;
- Desenvolver perfis motivacionais com o auxílio da ferramenta Octalysis;
- Estabelecer indicadores para avaliar a satisfação e motivação dos usuários; e
- Implementar a gamificação no Portal Canal Ciência.
Foi realizada uma avaliação rigorosa da versão gamificada do Canal Ciência, visando medir seu impacto na experiência do usuário e a eficácia da disseminação de conteúdos científicos por meio da gamificação.
Metodologia e Implementação
A implementação ocorreu na plataforma WordPress, a base atual do Canal Ciência. As técnicas de gamificação foram cuidadosamente integradas, e sua eficácia foi monitorada através de indicadores específicos criados pela equipe do CEDIS, permitindo ajustes e melhorias contínuas ao longo do projeto.
Resultados e Publicações
Os resultados deste projeto levaram à publicação de importantes trabalhos acadêmicos:
- Um Processo para Identificar Perfis Motivacionais de Jogadores para Projetos de Gamificação: Este artigo apresentou um novo processo para definir perfis motivacionais, utilizando três estratégias — avaliação por juízes, dinâmicas de jogos e o questionário Intrinsic Motivation Inventory (IMI). O processo foi aplicado ao Canal Ciência para engajar estudantes brasileiros em ciência. DOI: 10.1007/978-3-031-64608-9_4.
- Criando Ambientes de Aprendizagem Personalizados Através de Perfis Motivacionais: Este estudo explorou como perfis motivacionais, ajustados para diferentes faixas etárias, podem personalizar ambientes de aprendizagem, melhorando o engajamento e os resultados educacionais. A pesquisa envolveu mais de 580 participantes e analisou como as estratégias de gamificação foram adaptadas para atender às necessidades dos usuários. (A ser publicado, 2024).
Notícias e Atualizações
Fique informado sobre o desenvolvimento do projeto através dos seguintes artigos de notícias:
- Projeto Canal Ciência recebe prêmio de melhor artigo em conferência internacional: O projeto foi reconhecido com o prêmio de melhor artigo na ICCSA 2024, destacando o uso inovador de gamificação para engajar estudantes brasileiros na ciência.
- Estudante de engenharia de software apresenta artigo na ICCSA 2024: Mylena Faria, bolsista do CEDIS, apresentou as inovações do projeto Canal Ciência em conferência internacional no Vietnã.
Lançamento da Gamificação
O projeto de gamificação culminou no lançamento da Jornada Galáctica. Explore-o aqui:
- Jornada Galáctica no Canal Ciência: Voltada a tornar o conteúdo científico mais acessível e envolvente por meio de experiências de aprendizado gamificadas.
- Jornada Galáctica no CEDIS: Uma jornada educacional interativa através de tópicos científicos, projetada para engajar alunos de diversas faixas etárias.
Equipe
Este projeto contou com a colaboração de especialistas do CEDIS e do IBICT, coordenados por Leda Sampson (IBICT). Também incluiu a participação de alunos de Engenharia de Software como Bolsistas de Iniciação Científica:
Mylena Angélica Silva Farias
Marcus Vinicius Martins
Wildemberg Sales