Super-R

Bem-vindo ao projeto “SUPER-R”, uma inovação do CEDIS na Universidade de Brasília
Coordenado pelo professor George Marsicano Corrêa , o projeto “SUPER-R” é uma iniciativa inovadora aplicada à disciplina de Requisitos de Software, no curso de Engenharia de Software da UnB. Integrando gamificação e Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), o SUPER-R busca transformar o processo de ensino-aprendizagem por meio de desafios interativos, narrativas imersivas e estratégias de motivação inspiradas no modelo Octalysis. A proposta visa desenvolver competências técnicas e socioemocionais, como pensamento crítico, trabalho em equipe e autonomia, aproximando os estudantes da realidade da engenharia de software.
Sobre o Projeto
“SUPER-R” é fruto de uma abordagem pedagógica centrada no estudante e orientada para o engajamento ativo na disciplina de Requisitos de Software. Com base em uma estrutura iterativa, o projeto envolveu desde a identificação do perfil motivacional dos alunos até a construção de narrativas gamificadas, com missões, operações e desafios alinhados ao conteúdo curricular. A iniciativa incorpora elementos lúdicos e projetos reais, promovendo a aplicação prática do conhecimento técnico de forma envolvente e colaborativa.
Objetivos e benefícios
O projeto tem como objetivo principal tornar o aprendizado mais significativo e motivador por meio da combinação de jogos e projetos. Especificamente, visa:
- Aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes;
- Facilitar a compreensão de conceitos complexos de requisitos de software;
- Estimular a aprendizagem ativa, colaborativa e prática;
- Avaliar a eficácia da gamificação no ensino da engenharia de software;
- Criar uma estratégia replicável em outras disciplinas e contextos.
Como resultado, os estudantes desenvolvem competências essenciais para o mercado de trabalho, com ênfase na comunicação, liderança, análise crítica e resolução criativa de problemas.
Recursos e metodologia
O SUPER-R alia gamificação estruturada, baseada nos oito Core Drives do modelo Octalysis, com a metodologia PBL, incentivando a autonomia, a experimentação e a resolução de problemas reais. Os alunos participaram ativamente da criação e execução da experiência gamificada, colaborando na seleção de técnicas, na criação de emblemas e na definição da narrativa central. A proposta conta ainda com instrumentos de avaliação entre pares, indicadores de motivação, e estrutura de missões por unidades da disciplina, além de materiais de apoio, templates e artefatos visuais.
Como participar/contribuir
Interessados em conhecer mais ou colaborar com o projeto SUPER-R, como docentes, estudantes ou parceiros institucionais, podem entrar em contato com o professor George Marsicano Corrêa (georgemarsicano@unb.br). Essa é uma excelente oportunidade de se engajar em uma proposta educacional transformadora, que une tecnologia, inovação e aprendizagem significativa na formação em engenharia de software.